10 brasileiros que já foram indicados ao Oscar

10 brasileiros que já foram indicados ao Oscar
Divulgação

Os brasileiros vibraram no final da manhã desta quinta-feira (23) após o anúncio de que Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz ao estrelar o aclamado filme Ainda Estou Aqui. E não parou por aí: a obra dirigida por Walter Salles também garantiu uma importante conquista ao ser indicada nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

O longa retrata a história verídica de Eunice Paiva, interpretada por Torres, que teve sua vida devastada após o desaparecimento do marido, o engenheiro civil e ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Rubens foi levado pelos órgãos de repressão na ditadura militar e sua ausência marcou a história da família Paiva, com Eunice buscando respostas e justiça por décadas.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o Brasil integra a seleta lista de indicados ao Oscar. A estreia do país na prestigiada premiação ocorreu em 1945, quando o renomado compositor Ary Barroso concorreu à estatueta de Melhor Canção Original por sua contribuição no filme norte-americano Brazil. A partir dali, diversos profissionais e produções brasileiras marcaram presença na cerimônia de premiação Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Para celebrar o mais novo protagonismo do Brasil na maior premiação do cinema mundial, reunimos em uma lista 10 brasileiros, incluindo atrizes, músicos e diretores, que já foram indicados ao Oscar. Confira abaixo!

10 brasileiros que já foram indicados ao Oscar

1. Ary Barroso – Brazil (1944)

O renomado compositor de música popular Ary Barroso, conhecido principalmente pelo famoso samba “Aquarela do Brasil”, foi o primeiro brasileiro indicado ao Oscar. Sua nomeação foi pela música “Rio de Janeiro”, que concorreu ao prêmio de Melhor Canção Original após integrar a trilha sonora do filme estadunidense Brazil, lançado em 1944.

2. Fernanda Montenegro – Central do Brasil (1998)

Fernanda Montenegro era, até essa quinta-feira (23), a única atriz brasileira a ter sido indicada ao Oscar. A artista foi indicada ao prestigioso prêmio após sua performance marcante no filme Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles e lançado em 1998.

Na cerimônia, a atriz concorreu com outras gigantes do cinema como Meryl Streep e Cate Blanchett, mas perdeu para Gwyneth Paltrow, estrela de Shakespeare Apaixonado. Apesar de não ter saído vitoriosa, a presença de Montenegro no Oscar foi um marco para a América Latina, reforçando o impacto cultural do cinema brasileiro no cenário global.

3. Paulo Machline – Uma História de Futebol (1998)

Em 2001, o cineasta Paulo Machline foi indicado ao Oscar por conta de seu curta-metragem brasileiro de 1998, Uma História de Futebol. A obra que disputou o prêmio de Melhor Curta-metragem em Live-Action conta, através de uma história de ficção, momentos da infância de Pelé e suas façanhas nos campos de terra de Bauru, narradas por um amigo de infância já adulto. O roteiro do filme foi baseado em depoimentos de Aziz Adib Naufal.

4. Fernando Meirelles – Cidade de Deus (2004)

Cidade de Deus se tornou um fenômeno global e sua repercussão também chamou a atenção da Academia, que, apesar de não ter incluído o filme na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional em 2003, indicou a obra em quatro categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Direção para Fernando Meirelles.

A história que retrata situações do crime organizado na favela carioca através da ficção é uma das obras mais aclamadas do cinema brasileiro até hoje, mas não venceu nenhuma categoria.

5. Sérgio Mendes e Carlinhos Brown – Rio (2012)

Os icônicos músicos brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown foram indicados ao Oscar de Melhor Canção Original pela animada faixa “Real in Rio”, música repleta de ritmos brasileiros que destaca principalmente o Samba e integra o filme americano de animação Rio, dirigido pelo também brasileiro Carlos Saldanha. A canção, infelizmente, foi derrotada por “Man or Muppet”, do filme Os Muppets.

6. Alê Abreu – O Menino e o Mundo (2013)

O diretor e produtor paulista Alê Abreu foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação por conta de sua obra brasileira O Menino e o Mundo, de 2013.

A trama lúdica que apresenta uma mensagem universal acompanha a história de um garoto chamado Cuca que desbrava o mundo para tentar encontrar seu pai, que deixou uma pequena aldeia para buscar trabalho. Durante sua jornada, ele descobre que a sociedade também é marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

7. Carlos Saldanha – O Touro Ferdinando (2018) e mais

O diretor, animador e dublador brasileiro Carlos Saldanha já dirigiu quatro filmes de animação estrangeiros que foram indicados ao Oscar. Entre eles estão clássicos como A Era do Gelo, Gone Nutty, Rio e o mais recente a ter integrado a premiação, O Touro Ferdinando, nomeado a Melhor Curta-metragem de Animação em 2018.

A obra situada na Espanha acompanha Ferdinando, um “touro doméstico” que após uma confusão acaba sendo afastado de sua família e precisa enfrentar a rotina de uma fazenda enquanto convive com o receio de ter que participar de touradas.

8. Petra Costa – Democracia em Vertigem (2019)

Em 2020, a cineasta brasileira Petra Costa viu seu documentário Democracia em Vertigem ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário. A produção retrata os bastidores do processo político que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, além do julgamento do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, o pleito que elegeu o também ex-presidente Jair Bolsonaro, e a crise político-econômica que tomou conta do país.

9. Walter Salles – Central do Brasil (1998) e Ainda Estou Aqui (2024)

Com o filme Ainda Estou Aqui, o incrível cineasta Walter Salles volta a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional 25 anos depois de ser indicado à mesma categoria com o aclamado Central do Brasil.

Além disso, o filme que retrata a história do desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura e a consequente luta da esposa, Eunice, em busca de respostas enquanto precisa cuidar da família, também fez Salles disputar o prêmio mais importante do cinema, o Oscar de Melhor Filme.

10. Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui (2024)

Fernanda Torres deu continuidade ao legado brilhante de sua mãe, Fernanda Montenegro, e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz da edição de 2025 por conta de sua interpretação de Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, no elogiado filme Ainda Estou Aqui.

Com sua interpretação impecável, Fernanda ganhou recentemente o Globo de Ouro de Melhor Atriz e apontamos aqui 5 motivos pelos quais acreditamos que a atriz brasileira tem chances de levar a estatueta do Oscar para casa no dia 2 de Março!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 10 brasileiros que já foram indicados ao Oscar apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.