Giro Rápido: Disputa pela composição na Assembleia Legislativa e elogios nacionais ao ES

Com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), virtualmente reeleito para o próximo biênio, faltando somente os votos dos colegas no próximo 3 de fevereiro, segue quente a rodada pela composição da Mesa Diretora e quem deverá comandar as comissões da Casa de Leis.

Nos bastidores, há o favoritismo de o atual líder do governo, Dary Pagung (PSB), ser o novo primeiro vice, mas também haveria predileção por Delegado Danilo Bahiense (PL). Para este, que atualmente está no posto de segundo vice, pesa – e muito – o fato de estar num bloco que não tem alinhamento com o Palácio Anchieta, muito embora tenha segurado as sessões sem quaisquer tipos de desgastes para o governo.

Também há possibilidade de uma terceira via que é estudada entre os envolvidos, não sendo descartada a continuidade de Hudson Leal (Republicanos) no posto.

Vandinho Leite (PSDB), que teve de recuar na sua vontade de ser presidente, vai ser agraciado com a função de líder, pelo fato da saída de Tyago Hoffmann (PSB), e ser mantido numa comissão que lhe promova bastante visibilidade, como a de Defesa do Consumidor, que tem diversas operações em conjunto com a Polícia Civil.

Mazinho dos Anjos (PSDB), que integra núcleo de confiança do governo, poderá seguir à frente da Comissão de Justiça ou partir para a poderosíssima Comissão de Finanças.

É esperado que, até a próxima semana, Marcelo Santos, Dary e o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu (PDT), consigam denominador “mais ou menos” em comum com os 30 parlamentares.

***

Elogios I

O governo do Estado recebeu elogios nacionais na edição desta semana de Veja. Tudo isso por conta do Cerco Inteligente. Em seu editorial, a revista aborda a necessidade do uso da tecnologia para combater o crime.

Elogios II

O semanário afirma que “o programa Cerco Inteligente, no Espírito Santo, lançado em 2022, interligou 1.650 câmeras de diversos órgãos públicos em 290 pontos do estado. Em setembro do ano passado, o sistema ganhou a tecnologia de reconhecimento facial por meio de um projeto-piloto. O estado era o segundo mais violento do país em 2011. Agora, ocupa a 18ª posição”.

Elogios III

“Mirar os bem-sucedidos exemplos do uso das tecnologias modernas é um bom e necessário primeiro passo para qualificar esse debate e, como consequência, obter avanços significativos na luta contra o crime”, finaliza Veja em sua carta ao leitor.

***

Investimento$

Também em Veja, da coluna Radar Econômico: “A gestora Quadra Capital, dona da autoridade portuária Vports, deverá anunciar nos próximos dias uma nova rodada de investimentos no porto do Espírito Santo. A ideia é injetar 300 milhões de reais na operação”.

***

“Sextou, mas não sextarei”

Escudiguinho com feijão foi a receita da vez do quadro “sextou, mas não sextarei” do governador Renato Casagrande (PSB). Está tudo bem: ele vai disputar a Corrida do Notaer, neste sábado (25), que envolve cruzar a Terceira Ponte no percurso.

***

Solidariedade

Diversos políticos mandaram mensagens de apoio ao prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que voltou a ser internado para tratar de uma infecção urinária. Euclério, recentemente, passou por procedimento bem-sucedido de transplante de rim.

Construção de laços

O coordenador da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas, Da Vitória, se encontrou com o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), nessa quinta-feira (23). A reunião foi vista como aceno e construção de laços. Lembrando que, em 2024, o Progressistas teve candidato a prefeito no município, Audifax Barcelos, e se manteve “neutro” no segundo turno.

De volta

Após período mais quieto, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) voltou a tecer críticas mais fortes à gestão da Serra, agora com Weverson. Em um de seus vídeos, ele pergunta à ferramenta Alexa onde está o prefeito. E a resposta é repleta de ironia.

Vida normal

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) segue com suas agendas normais, dialogando com diversas lideranças e até exaltando parcerias com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Sem sinal de cisma, apesar de o partido dele estar preterido na reforma do secretariado.

Giro Rápido: Disputa pela composição na Assembleia Legislativa e elogios nacionais ao ES***

Pausa para o treino

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), mostrou que divide o tempo das suas agendas para ir ao treino de musculação. Nesta sexta (24), compartilhou com os seguidores momento no qual suava para puxar o peso!

***

Inquérito

Ministério Público Estadual (MPES) abriu inquérito para investigar uma instituição de ensino. Segundo a ementa da apuração, há possível “vício do serviço consistente no não cumprimento da oferta que assegurava aos alunos de pós-graduação em Circulação Extracorpórea a participação em 100 cirurgias cardíacas e campo de estágio” em hospitais públicos.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Proposta apresentada por um político virou motivo de piada entre colegas. Motivo? Esse representante não seria assim tão “conservador” quanto seu projeto. Risos ousados.

Tá na rede

“Com muito trabalho, seguimos em frente dando o destaque que o Espírito Santo merece e garantindo o futuro sustentável que todos nós precisamos. Estamos juntos”

Felipe Rigoni (União Brasil), secretário de Estado de Meio Ambiente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.