Nordeste produz mais uvas que o Chile

Ao longo de 2024, os agricultores do Nordeste produziram 812 mil toneladas de uvas. A safra da região garante quase metade da colheita brasileira e supera a do Chile — país reconhecido pelo vinho, a principal bebida feita com a fruta.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

No mesmo período, os chilenos colheram 683 mil toneladas da fruta. Ou seja, a produção de uvas do Nordeste superou a do Chile em 10%.

Onde agricultores do Nordeste cultivam uvas?

O cultivo nordestino ocorre às margens do Rio São Francisco, principalmente nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), bem como no entorno deles. Esse cultivo se tornou possível graças ao emprego de ciência e tecnologia.

A área onde ocorre o cultivo tem poucas chuvas, solo pobre e altas temperaturas. Porém, o uso de irrigação, viabilizado pela abundância hídrica do São Francisco, garantiu a disponibilidade de água para os agricultores. A questão da fertilidade foi resolvida com o desenvolvimento de plantas mais adaptadas às condições da região, aliado ao uso de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Essas inovações permitiram que a região tivesse duas safras da fruta por ano — um caso único no mundo. A pujança atraiu vinícolas para essa parte do país, transformando essa região do Nordeste em um polo para a produção de sucos, uvas frescas para exportação e vinhos.

O plantio das primeiras mudas de espécies para a produção vinífera ocorreu na década de 1970. Nos anos 1980, houve o início das vendas vinho do Vale do São Francisco. Desde então, a fabricação da bebida ganhou força e, em 2022, recebeu um selo de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O post Nordeste produz mais uvas que o Chile apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.