Rage Against The Machine celebra perdão de ativista que inspirou clipe de “Freedom”

Rage Against the Machine

O Rage Against The Machine celebrou no início desta semana a libertação da prisão do ativista pelos direitos indígenas Leonard Peltier, que recebeu o perdão de Joe Biden nos últimos momentos de sua presidência.

O ativista de 80 anos passou cerca de cinco décadas em uma prisão federal depois de ser condenado por matar dois agentes do FBI em 1975 na Reserva Indígena Pine Ridge, em Dakota do Sul. Peltier continuou se declarando inocente, reconhecendo que participou do tiroteio em legítima defesa, mas insistindo que não assassinou nenhum dos agentes.

A libertação de Leonard vem sendo apoiada por muitos anos pelo Rage Against The Machine, que chegou a expor a situação no clipe de sua música “Freedom”.

Apesar do grupo liderado por Zack de la Rocha ter interrompido suas atividades, eles fizeram uma breve declaração no perfil do Instagram da banda compartilhando um trecho do clipe de “Freedom” e comentando a situação:

“A raiva é um presente. Leonard Peltier será liberado.”

Rage Against The Machine celebra libertação de ativista

Além do perfil da banda, dois de seus integrantes, o guitarrista Tom Morello e o baterista Brad Wilk, também se manifestaram em seus perfis pessoais. Morello compartilhou um trecho do clipe de “Freedom” e declarou:

“LEONARD PELTIER VAI PARA CASA!! Por quase 5 décadas, organizações de direitos humanos, ativistas nativos americanos, pessoas comuns e bandas como o RATM fizeram lobby pela libertação do prisioneiro político Leonard Peltier. Leonard se tornou um amigo ao longo dos anos e estou muito feliz que, aos 80 anos e com problemas de saúde, ele poderá passar os anos restantes com a família e os amigos. Para esta GRANDE SEGUNDA-FEIRA DE RIFF, só pode haver uma escolha, ‘FREEDOM’ do RATM, cujo vídeo expôs uma nova geração a essa injustiça histórica.”

O baterista Brad Wilk também comemorou o perdão decretado por Biden e relembrou a relação entre o RATM e o ativista:

“Após quase 50 anos de encarceramento injusto, a clemência foi finalmente concedida a Leonard Peltier! Desde o primeiro vídeo do RATM que marca sua história e o incidente em Oglala até a marcha nas ruas de NY no final do mandato de Clinton e além, temos esperado que este dia de clemência e justiça para Peltier finalmente chegue.”

Wilk também compartilhou uma foto de um colar que Peltier fez para ele, notando que todos os quatro membros do Rage Against the Machine receberam um depois que o vídeo de “Freedom” foi lançado. Wilk finalizou apontando que a decisão parece “irreal” e “agridoce” e apontou: “a clemência finalmente será servida para Leonard Peltier”.

Confira a seguir as publicações do Rage Against the Machine e de seus integrantes, e aproveite para relembrar o clipe de “Freedom”!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post Rage Against The Machine celebra perdão de ativista que inspirou clipe de “Freedom” apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.