5 artistas que odeiam o Pearl Jam

Pearl Jam em 2023
Foto via Spotify

O Pearl Jam se consolidou como uma das bandas mais influentes do Rock de todos os tempos, principalmente depois de se tornar um dos grandes líderes do movimento Grunge durante a década de 1990.

Com o lançamento do seu emblemático disco de estreia, Ten, o grupo liderado por Eddie Vedder apresentou ao público clássicos como “Alive”, “Jeremy” e “Black” e se tornou responsável pela popularização do rock alternativo no mainstream, enquanto recebia diversos elogios da crítica especializada, com boa parte dela destacando o talento de todos os integrantes da banda.

Mesmo tendo conquistado uma legião de fãs, ser uma banda que continua lotando estádios ao redor do mundo, e ter continuado entregando ótimos lançamentos em uma longa carreira, o Pearl Jam não agrada a todos. Por diferentes motivos, que podem ir desde a habilidade técnica do grupo até problemas pessoais, alguns artistas demonstraram sua aversão à banda ao longo da história.

A seguir, confira uma lista, reunida pelo Far Out, com alguns músicos que não suportavam o Pearl Jam e veja seus comentários sobre a banda de Eddie Vedder!

5 artistas que não suportavam o Pearl Jam

Kurt Cobain

Ao falar sobre as bandas mais influentes do Grunge, automaticamente as pessoas lembram do Nirvana e do Pearl Jam. Enquanto alguns podem acreditar que o saudoso Kurt Cobain era um apoiador do grupo de Eddie Vedder e vice versa, na verdade não era bem assim.

O líder do Nirvana falou certa vez sobre o Pearl Jam e o Alice in Chains e foi sincero ao dizer que sentia que os grupos mudaram seus direcionamentos após o Grunge se tornar popular:

“Essas bandas estão na cena hairspray/rock masculinizado há anos e, de repente, param de lavar o cabelo e começam a usar camisas de flanela. Não faz sentido para mim. Há bandas se mudando de Los Angeles e de todos os lugares para Seattle e depois alegando que viveram lá a vida toda para poderem conseguir contratos com gravadoras. Isso realmente me ofende.”

Nikki Sixx

Nikki Sixx, baixista do Mötley Crüe, respondeu Eddie Vedder na mesma moeda depois que ouviu um comentário nada agradável do artista sobre sua banda antes dele integrar o Pearl Jam. Na ocasião, Eddie disse:

“Eu desprezava ‘Girls, Girls, Girls’ e o Mötley Crüe. Foda-se! Eu odiava! Eu odiava a imagem que isso gerava dos homens, e eu odiava como isso fazia as mulheres parecerem.”

Ao saber dos comentários de Vedder, que aconteceram já muitos anos depois do auge de ambas as bandas, Sixx usou suas redes sociais para se manifestar e aproveitou para alfinetar o grupo:

“Me fez rir hoje lendo o quanto o vocalista do Pearl Jam odiava o Mötley Crue. Agora, considerando que eles são uma das bandas mais chatas da história, é meio que um elogio, não é?”

Mark McGrath

Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam, chegou a se manifestar contra o que ele chamava de “rock corporativo” e quem se sentiu ofendido com seu comentário foi Mark McGrath, vocalista da banda Sugar Ray.

Gossard disse ser fã da banda, mas sua opinião acabou mudando após ele sentir que o grupo de Mark já não estava se entregando da mesma forma. Em uma entrevista, McGrath respondeu a declaração de Stone de maneira forte:

“Eu adoraria dizer que o rock corporativo é uma droga, mas não é uma droga para nós. Você pode desafiar o sistema como o Pearl Jam, e obterá resultados como o Pearl Jam, mas não fique sentado pensando ‘Por que o ‘No Code’ do Pearl Jam não vendeu melhor?’ Bem, você não faz um clipe há anos, e está tão preso em seu casulo que não sabe o que está acontecendo.”

Slash

Depois do Guns N’ Roses ter alcançado sucesso com seus primeiros discos e ter se desapontado com a repercussão de The Spaghetti Incident, a banda tentou se esforçar para escrever algo que iria fazê-los dar a volta por cima. Porém, as diferenças criativas entre os integrantes causaram bastante atrito naquele período.

Slash estava constantemente compondo novas canções, mas nenhuma delas estava agradando Axl Rose. Ao explicar o motivo de ter deixado o grupo em 1996, Slash deixou escapar que não era um dos principais fãs do Pearl Jam:

“Axl realmente não se importava, porque ele só queria tocar porcarias industriais e com som de Pearl Jam”.

Tomaram de graça!

Billy Corgan

Billy Corgan é conhecido por não esconder suas opiniões, principalmente sobre acontecimentos da indústria da música. Ao participar do Howard Stern Show em 2014, o apresentador mencionou o Pearl Jam e o líder do Smashing Pumpkins revelou seu desafeto com o grupo.

Inicialmente, ele trouxe o assunto dizendo que adora “competição” e destacando como isso está presente na música alternativa:

“Eu adoro competição, cresci praticando esportes, essa é uma das coisas que me deixa louco por música alternativa. Você tem que ser meio legal e nambi pambi [termo que pode ser definido como ‘afetado’, ‘piegas’], eu acho, eu adoro competição, acho isso fantástico.

Ao ser perguntado sobre quais bandas que surgiram na mesma época do seu grupo ele via como rivais, ele concordou que o Nirvana estava lá, mas, quando o Pearl Jam foi mencionado, disse que acha a banda sem criatividade e cravou:

“Não, nem perto.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 5 artistas que odeiam o Pearl Jam apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.