Paul Schrader diz que ChatGPT pode escrever roteiros originais

O norte-americano Paul Schrader não é considerado um dos maiores roteiristas de Hollywood por caso. Taxi Driver (1976), Trágica Obsessão (1976), O Gigolô Americano (1980), Touro Indomável (1980) e A Última Tentação de Cristo (1988) são alguns exemplos dos roteiros de Schrader que se tornaram clássicos na antologia do cinema. Assim, sendo ele uma das mentes mais criativas na arte da escrita cinematográfica, é no mínimo curiosa a revelação feita por ele em sua conta no Facebook.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

O roteirista contou que solicitou ao ChatGPT, um dos mais conhecidos chatbots de inteligência artificial (IA), para criar ideias de filmes para uma variedade de renomados cineastas, incluindo ele mesmo, e de acordo com as características de cada um. De acordo com Paul Schrader, os resultados foram mais do que satisfatórios.



“ESTOU SURPRESO. Acabei de pedir ao chatgpt ‘uma ideia para o filme de Paul Schrader’. Depois Paul Thomas Anderson. Depois Quentin Tarantino. Depois Harmony Korine. Depois Ingmar Bergman. Depois Rossellini. Lang. Scorsese. Murnau. Capra. Ford. Spielberg. Lynch”, contou Schrader no post. “Toda ideia que o ChatGPT teve (em alguns segundos) foi boa. E original. E desenvolvida. Por que os escritores deveriam ficar sentados por meses procurando uma boa ideia quando a IA pode fornecer uma em segundos?”

Tom Hanks, Nicolas Cage e Cate Blanchett criticado a invasão da IA

Entre os mais de 300 comentários no post, muitos parabenizaram a humildade de Schrader em reconhecer o poder das novas tecnologias. Evidentemente, nem todos estavam em concordância com o premiado roteirista, lembrando que a IA precisa contar com escritores e materiais preexistentes para criar algo supostamente novo. Entre os que discordam está, por exemplo, o ator e diretor Tom Hanks, que já em 2023 chegou a criticar o uso da inteligência artificial no cinema. À época, uma greve dos atores de Hollywood exigiam maiores proteções dos estúdios contra o uso da ferramenta. Os atores Nicolas Cage e Cate Blanchett também fizeram coro, criticado a invasão da IA na indústria do entretenimento.

Schrader, no entanto, prefere encarar a IA como aliada e uma ferramenta positiva na produção cinematográfica. Durante aquela mesma greve da WGA em 2023, o roteirista opinou sobre o debate em meio às negociações de forma sarcástica, alegando que o sindicato “não tem medo da IA ​​tanto quanto tem medo de não ser paga”. Schrader provocou a todos e afirmou que a IA pode produzir um novo episódio de CSI: Vegas “em questão de segundos”. “E será bom, vai eliminar todos os episódios de CSI dos últimos 20 anos e criar algo genérico e contemporâneo.”

O post Paul Schrader diz que ChatGPT pode escrever roteiros originais apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.