Saiba qual a diferença entre item pessoal e bagagem de mão

Desde meados de outubro do ano passado, as companhias aéreas Gol e Latam adotaram novas regras para bagagem de mão em voos nacionais e internacionais.

Entre as novas regras está tarifas com valores diferenciadas para quem viaja apenas com uma mochila e reajuste de preços e ajuste de peso permitido.

Saiba qual a diferença entre item pessoal e bagagem de mão

Essas alterações também trazem novidades tanto nos limites de peso quanto nas nomenclaturas para bagagens permitidas a bordo.

Antes de viajar, consulte a política de bagagem da sua companhia aérea, já que algumas empresas de baixo custo, como as low-cost, podem cobrar pela bagagem de mão ou impor restrições mais rigorosas.

A diferença entre item pessoal e bagagem de mão

Ao planejar uma viagem de avião, é essencial entender as regras sobre o que você pode levar na cabine. Entre os termos mais comuns estão “item pessoal” e “bagagem de mão”. Embora ambos sejam permitidos na cabine, há diferenças importantes que podem impactar o conforto e a praticidade da sua viagem.

Facilite sua vida com dicas de qualidade. Inscreva-se no nosso canal da Catraca Livre no WhatsApp. 📢

A bagagem de mão é guardada nos compartimentos superiores, e o item pessoal deve ser acomodado sob o assento à frente.

Vai arrumar a mala para a próxima viagem? Então fique atento para evitar transtornos no aeroporto

A bagagem de mão é uma mala ou mochila de tamanho limitado que você pode levar consigo na cabine do avião. Essa bagagem é destinada a transportar itens essenciais, como roupas, eletrônicos e artigos de higiene pessoal, e é armazenada nos compartimentos superiores.

Cada companhia aérea tem suas próprias regras sobre peso e dimensões. Em geral, a bagagem de mão deve:

  • Ter dimensões aproximadas de 55 cm x 35 cm x 25 cm.
  • Pesar até 10 kg (em voos nacionais e muitas companhias internacionais).

Itens como carrinhos de bebê dobráveis ou equipamentos esportivos compactos podem, em algumas situações, ser considerados bagagem de mão, dependendo das políticas da companhia aérea.

Já o item pessoal é um volume menor que deve ser colocado sob o assento à frente do passageiro. Ele é ideal para carregar objetos de acesso rápido durante o voo, como documentos, carteira, eletrônicos, livros ou medicamentos. Exemplos comuns incluem:

  • Mochilas pequenas;
  • Bolsas de mão;
  • Cases de laptops;
  • Sacolas com compras feitas no duty-free.

As dimensões e restrições de peso para o item pessoal também variam conforme a companhia aérea. Como regra geral, ele deve ser pequeno o suficiente para caber sob o assento, sem comprometer o espaço dos pés.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.