50 anos do Volkswagen Polo: o ‘pequeno achado’ da alemã

Não é de hoje que o atual modelo de entrada da Volkswagen no Brasil briga para ser um sucesso em todo o mundo. O modelo está no mercado desde 1975 e após 5 décadas completa 50 anos. São mais de 20 milhões de unidades vendidas em seis gerações, além de uma história consolidada no mercado.

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VW Polo 1 geração

Como dito, o Volkswagen Polo foi lançado nos anos 1975, mas foi um pouco antes, em 1970, que sua história começou. Na busca por um substituto à altura do queridíssimo Fusca, a VW emplacou vários modelos na década, como o Passat em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, mas foi no Polo que ela encontrou um compacto refinado para seguir na categoria. Posicionado em um segmento abaixo do Golf, o Polo completou perfeitamente a então nova família de modelos com tração dianteira.

Apresentado em março de 1975, o Polo foi baseado no Audi 50. Em forma ligeiramente modificada, ele entrou em produção em série em Wolfsburg, na Alemanha. O pequeno Volkswagen Polo chegou ao mercado como a marca afirma que desejou: eficiente, prático e acessível.

O pequeno de 2330 mm de entreeixos contava com uma motorização de 895 cm³ (0.9) e 40 cv, na versão de entrada e um 1.0 de 50 cv na topo de linha.

Em 1979 o primeiro Polo GT foi lançado, este com motor 1.3 de 60 cv.

VW Polo 2 geração

Em 1981 a segunda geração do compacto surgiu, com uma uma série de melhorias incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados. Ele ficou maior no comprimento, mas continuou portando o mesmo entreeixos.

Com a adição de uma versão perua, seu sedã passou a se chamar Volkswagen Polo Classic. O modelo passou também a contar com uma variante GT G40 1.3, equipada com um motor 1.3 e capaz de até 115 cv.

VW Polo 3 geração

Outro salto de tecnologia ocorreu na terceira geração do Volkswagen Polo, em 1994. O modelo foi um dos primeiros veículos de sua categoria com recursos de segurança até então inovadores, como airbags.

Em 1995, o Polo passou a ter opção de um novo motor a gasolina de 1.0 litro, que foi adicionado à linha. Outros motores disponíveis eram os: 1.3, 1.4, 1.6 (este a gasolina) e outro 1.9 diesel. A potência deles variou entre 44 cv e 99 cv para as versões Classic e Variant.

VW Polo 4 geração

No ano de 1997 o Volkswagen Polo chegou ao Brasil. Como uma versão importada ele vinha na motorização 1.8 de 90 cv.

Três anos depois o VW Polo estava disponível pela primeira vez na icônica versão GTI.

Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança, a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS como padrão.

  • Aliás, foi em 2002 que o Polo chegou oficialmente ao Brasil. Na época, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização para sustentar a produção do modelo que iniciou em 2003.
  • A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornou-se assim uma das mais modernas unidades do mundo para a produçaõ do Polo.
VW Polo 5 geração

O Polo 5ª geração foi aquele que chegou aproximando o modelo do queridinho Gol, em termos estéticos. Nele, uma série de inovações digitais começou. A partir de 2009, os sistemas de entretenimento e assistência tornaram a direção mais confortável. Na ocasião, com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013.

No período, o Volkswagen Polo era mais longo, mais largo e 7,5% mais leve que seu antecessor. Ele também aumentou a capacidade do porta-malas para e apresentou novos recursos de segurança que o ajudaram a obter uma classificação de impacto de colisão Euro NCAP de cinco estrelas.

Polo Highline 200 TSI
Volkswagen | Divulgação

Já na sexta geração, baseada na matriz transversal modular (MQB), o Volkswagen Polo estabeleceu novos padrões em termos de conectividade, segurança e dinâmica de direção, no ano de 2017.

Eram três suas variantes de motor, um 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm, uma variante 1.6 MSI com 117 cv e 16,5 kgfm, e o topo de linha 1.0 TSI (turbo) de 128 cv.

volkswagen polo track 2023 cinza platinum frente parado em estrada de interior com arvores ao fundo e folhas caidas na pista 2
(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Atualmente o VW Polo recebeu um “downgrade”, ou seja perdeu o motor 200 TSI 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque e passou a contar com o 170 TSI de 116 cv e 17 kgfm. Em contrapartida ele passou a contar, pela primeira vez com um câmbio manual na sua versão turbo.

Ao longo de seus 50 anos o Volkswagen Polo já vendeu mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo. No Brasil, ele também bateu recorde de vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024 e se consagra atualmente como o carro de passeio mais vendido do país, tudo graças à substituição que fez ao falecido Gol.

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