Finalmente! Blue Origin lança foguete New Glenn, mas pouso não dá certo

Blue Origin – empresa espacial fundada por Jeff Bezos (dono da Amazon) – lançou com sucesso o New Glenn, maior foguete já construído pela companhia, na madrugada desta quinta-feira (16). Mas a recuperação do primeiro estágio do foguete numa balsa no oceano Atlântico não foi bem-sucedida.

O foguete decolou da plataforma 36 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 4h03 (horário de Brasília), após adiamentos – relembre aqui e aqui. Apesar da recuperação do primeiro estágio não ter dado certo, o lançamento marcou o início de uma nova fase para a empresa no mercado de lançamentos espaciais.

Foguete New Glenn cumpre seu objetivo principal ao atingir a órbita 13 minutos após lançamento

Durante o voo inaugural, duas interrupções na contagem regressiva atrasaram o lançamento – uma devido ao resfriamento dos motores e outra por conta de um barco que invadiu a área de segurança. O foguete atingiu a órbita 13 minutos após o lançamento, cumprindo seu objetivo principal.

Confira abaixo algumas postagens no X (antigo Twitter) com imagens do lançamento do New Glenn:

Agora, a Blue Origin enfrenta o desafio de desenvolver a tecnologia de pouso vertical para o New Glenn, foguete muito maior que o New Shepard, outro modelo da empresa. A SpaceX passou por um processo semelhante, com vários fracassos até dominar essa técnica.

Leia mais:

  • Relembre os principais lançamentos espaciais de 2024
  • Por que os foguetes são lançados no Cabo Canaveral, na Flórida?
  • Como funciona o lançamento de um foguete

Importância do lançamento e próximos passos

Rastro azulado da chamada do foguete New Glenn, da Blue Origin, durante lançamento na madrugada
Voo inaugural do New Glenn demonstrou capacidade do novo foguete da Blue Origin de colocar cargas em órbita (Imagem: Divulgação/Blue Origin)

O voo inaugural do New Glenn foi crucial para demonstrar a capacidade de colocar cargas em órbita, atendendo a uma exigência do Pentágono para futuros contratos. A missão também incluiu o lançamento do Blue Ring Pathfinder, um rebocador espacial experimental.

Para 2025, a Blue Origin planeja realizar de seis a sete lançamentos do New Glenn. Já entram aqui contratos com a NASA e a Telesat, além do Projeto Kuiper – constelação de satélites da Amazon (outra empresa de Bezos). Já em 2026, o New Glenn deve ser usado para uma missão lunar com o módulo Blue Moon Mark 2.

O post Finalmente! Blue Origin lança foguete New Glenn, mas pouso não dá certo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.