Fiat Uno ‘flutua’ na lama da Transamazônica! Entenda o fenômeno

Não é novidade que o Fiat Uno é um carro valente e pode ir mais longe que muitos SUVs na lama — nas mãos de um bom motorista. Recentemente viralizou um vídeo do compacto passando pela rodovia Transamazônica em época de chuva como se fosse brincadeia.

View this post on Instagram

A post shared by Thiago Correia Lima (@invernonatransamazonica)

O AutoPapo foi atrás para descobrir o motivo técnico do Fiat Uno ser tão bom nas trilhas. Procuramos Clécio William, instrutor da CWS 4×4, que fornece treinos para direção off-road.

VEJA TAMBÉM:

  • [Avaliação] Fiat Mobi Trekking é a porta de entrada aos aventureiros
  • Fiat Uno faz 40 anos: saiba como foi o lançamento do modelo
  • Alguns dos SUV mais vendidos do Brasil não são SUV

O grande trunfo do Fiat Uno é ter o entre-eixos curto e o peso reduzido. Por isso, a maior parte do peso está concentrada sobre o eixo dianteiro, que é o de tração.

Segundo Clécio, um segredo para ir bem na lama com um carro 4×2 é lançá-lo antes do ponto crítico. Para manter a velocidade é preciso tirar o pé do acelerador se sentir perda de tração.

O especialista observou que na maioria desse vídeos com o Fiat Uno em trilhas o carro foi lançado e atravessa o desafio com velocidade. E por ser um carro leve, ele consegue ir mais longe que modelos mais pesados como os SUVs atuais.

Um exemplo dado por Clécio foi o vídeo que ele fez usando um Ford Ka para subir uma inclinação de 45° na terra. Ele lança o carro antes para conseguir escalar o morro.

View this post on Instagram

A post shared by CWS 4×4 – Centro de Treinamento (@cws.4×4)

Existe um hatch popular ainda melhor que o Uno para a lama

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
O Mobi tem características que ajudam na lama (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Para Clécio, existe um carro popular com ainda mais potencial no fora de estrada que o Uno, mas não conquistou essa fama — ainda. Trate-se do Fiat Mobi, que é ainda mais curto que o compacto veterano.

Ele também é um carro leve, não tanto quanto o Uno, mas abaixo da média dos carros atuais: 961 kg. Atualmente o Mobi utiliza suspensão mais alta que tinha na época de seu lançamento, com 17,7 cm de vão livre.

Lembre-se disso na próxima vez que for viajar para o interior nas férias com carro alugado. O Mobi pode ser mais útil que as opções mais caras de SUVs.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.