Ricardo Nunes critica novo serviço de mototáxi em SP: ‘Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina’

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reagiu nesta terça-feira (14) ao anúncio do serviço de mototáxi pelo aplicativo 99.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reagiu nesta terça-feira (14) ao anúncio do serviço de mototáxi pelo aplicativo 99, uma medida que desrespeita o decreto municipal de 2023, que proíbe a prática na cidade.

Durante a entrega de um conjunto habitacional na Zona Sul, Nunes criticou duramente a iniciativa da empresa e apelou aos moradores para não utilizarem o serviço. “Esses desgraçados vêm aqui e ganham dinheiro e ainda querem levar a vida das pessoas (…) Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina”, declarou.

O prefeito argumentou que o tráfego urbano não suporta o impacto de uma modalidade como o mototáxi, destacando o elevado número de acidentes envolvendo motocicletas. “Isso vai ser uma carnificina na nossa cidade. 1 milhão e 300 mil motos. A cidade não está preparada. Maior número [de acidentes] de trânsito são por conta de motos. Ano passado, [foram] 364 pessoas mortas em motos. Isso quer dizer que praticamente todo dia morreu alguém em São Paulo usando moto”, alertou.

É seguro permitir mototáxis em São Paulo?

Segundo Ricardo Nunes, a prefeitura entrará com medidas judiciais e reforçará a fiscalização para barrar o serviço. Ele afirmou que todas as motos cadastradas para transporte de passageiros serão paradas e vistoriadas pela administração municipal.

Já estou entrando com ação judicial hoje contra essa empresa. Vou instruir uma fiscalização e todas as motos que estiverem cadastradas para fazer esse tipo de serviço na cidade serão paradas e vistoriadas. Nós não vamos permitir que essa empresa venha pra cá e faça uma carnificina. São assassinos. Assassinos e irresponsáveis”, disse o prefeito.

O gestor municipal também ameaçou expor publicamente a 99 em caso de fatalidades relacionadas ao serviço. “Primeiro que eu vou fazer é colocar uma faixa de que a 99 matou essa pessoa no primeiro acidente que tiver o óbito. Vou lá colocar a faixa, porque aqui não é uma terra sem dono, de ninguém. É uma irresponsabilidade dessa empresa“, afirmou.

Nunes defendeu a manutenção da proibição com base em estudos realizados por um grupo de trabalho criado em 2023. A equipe apontou riscos à saúde e à segurança no trânsito como justificativas para o veto. Segundo o prefeito, representantes da própria 99 participaram das discussões e foram alertados sobre a falta de autorização.

Resposta da empresa sobre o serviço 99Moto

Em comunicado oficial, a 99 afirmou que o serviço 99Moto começou a operar de forma gradual na capital, fora do Centro expandido. A empresa defende que a Política Nacional de Mobilidade Urbana garante respaldo jurídico para o serviço e cita decisões judiciais favoráveis à atividade em outras cidades.

A companhia ressaltou que “desde 2018, a lei federal que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana permite o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos, tanto para carros quanto para motos”. No entanto, a gestão municipal reiterou que a prática é ilegal em São Paulo, enfatizando o aumento de 37% nas mortes de motociclistas no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.

A prefeitura reforçou que o decreto 62.144/23, publicado em janeiro de 2023, mantém a suspensão do serviço na capital devido aos impactos no trânsito e no sistema público de saúde.

Leia também: Datena ameaça prefeito de São Paulo após situação insustentável: ‘Vou descer o cacete’

O post Ricardo Nunes critica novo serviço de mototáxi em SP: ‘Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina’ apareceu primeiro em Perfil Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.