Cientistas descobrem “barata” gigante do mar; veja imagens

Baratas estão entre as criaturas mais odiadas do mundo. As pessoas se dividem entre aquelas que têm medo e aquelas que têm nojo. Sim, tem gente que sente as duas coisas. E tem aqueles que não sentem nada.

Eu me enquadro no último grupo – e falo isso sem querer me achar mais corajoso do que ninguém (sou bem medroso, aliás). Mas as baratas não me incomodam tanto assim. Quer dizer, nem todas as baratas…

Leia mais

  • Descubra a jornada épica das baratas até virarem uma praga mundial
  • Nem inseticida, nem esmagando: veja o jeito certo de matar baratas
  • ‘Baratas ciborgues’ podem atuar em operações de busca e resgate; entenda

Cientistas de Cingapura acabaram de descobrir uma nova espécie de animal que vive no fundo do mar. Tecnicamente ele é um isópode, uma criatura que faz parte da família dos crustáceos (siris, caranguejos, lagostas e camarões).

Olhando essa foto acima, porém, eu não pude deixar de me lembrar das baratas… E, vendo pela foto, dessa barata eu teria medo.

Conheça o Bathynomus vaderi

  • Bathynomus faz referência a um gênero de isópodes gigantes.
  • E gigante não é força de expressão: esses seres podem alcançar até 32 centímetros de comprimento e pesar mais de 1 kg.
  • Coloque uma mão acima da outra: dá mais ou menos isso!
  • Já o outro nome, vaderi, faz uma referência ao maior vilão de Star Wars (o maior vilão de todo o cinema, segundo alguns).
  • Os cientistas, que devem ser fãs da franquia, disseram que a cabeça do animal se parece muito com o capacete icônico de Darth Vader.
Olhando de perto, a cabeça do animal parece realmente o capacete do Lorde Sith – Imagem: Reprodução/Nguyen Thanh Son
  • Estamos falando, portanto, de um animal marinho que se parece com uma barata gigante, que tem mais de 30 centímetros e que recebeu o nome de um dos maiores vilões da cultura pop.
  • A única coisa que vem à minha cabeça agora é que “ainda bem que ele não vive no Brasil”.
  • Os pesquisadores afirmam que os únicos indivíduos foram encontrados até agora nas Ilhas Spratly, no Vietnã.
  • Eles acreditam, porém, que pesquisas futuras devem mostrar que esses gigantes devem estar em outros lugares do Mar da China Meridional.

Curiosidade sobre a descoberta

Os cientistas contam que descobriram essa nova espécie quase que por acaso. Isópodes gigantes não são tão incomuns assim. E, nos últimos anos, eles acabaram se tornando uma iguaria culinária. Em alguns países, eles são chamados até de “reis dos frutos do mar”.

Aqui no Brasil mesmo, alguns restaurantes servem a tamarutaca. Pesquise no Google. O que ela tem de esquisita, tem também de colorida.

Tem gente que fica com medo só de olhar para a foto – Imagem: Vinicius R. Souza / Shutterstock.com

Pois bem, os cientistas de Cingapura receberam dois isópodes gigantes no laboratório em 2023. Os animais foram comprados na cidade de Quy Nhơn – e o pescador não fazia ideia de que se tratava de uma nova espécie.

Os biólogos, no entanto, perceberam. Principalmente por causa da cabeça incomum. Depois de mais de um ano de pesquisas e estudos, eles acabaram de divulgar um artigo científico contando sobre a descoberta. Você pode ler esse artigo na íntegra na revista ZooKeys.

As informações são do IFL Science.

O post Cientistas descobrem “barata” gigante do mar; veja imagens apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.