Meta desativa filtros personalizados no Instagram nesta terça-feira

A Meta encerrará o uso de filtros personalizados no Instagram, no Facebook e no Messenger nesta terça-feira, 14. Apenas efeitos criados pela própria empresa estarão disponíveis. A Meta anunciou a mudança em agosto de 2024.

Os filtros utilizados em publicações feitas anteriormente em stories, reels ou feed não serão removidos, mas não será possível reutilizá-los.

“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark”, diz a nota da Meta. “Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data.”

Leia também: “Vídeo: Mark Zuckerberg faz discurso incisivo em defesa da liberdade de expressão”

A Meta informa que a decisão tem o objetivo de “priorizar os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.

Como salvar seus filtros do Instagram

Os criadores de filtros devem acessar a plataforma Meta Spark Hub ou a Central de Contas para baixar os conteúdos. No Meta Spark Hub, basta acessar “Efeitos” e fazer o download. Já na Central de Contas, é necessário selecionar “Suas informações e permissões” e seguir as instruções para salvar os arquivos.

Instagram, Facebook e WhatsApp
A Meta é proprietária das redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A alteração representa uma transição significativa para usuários e criadores que dependiam desses recursos como ferramenta de expressão.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

O post Meta desativa filtros personalizados no Instagram nesta terça-feira apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.