Incêndios em Los Angeles: Trump chama de “incompetentes” responsáveis por conter o fogo

Donald Trump fala com jornalistas durante velório do ex-presidente Jimmy Carter na Rotunda do Capitólio em Washington, em 8 de janeiro de 2025Ting Shen

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou neste domingo (12) as autoridades da Califórnia de incompetência na gestão dos incêndios florestais que devastam Los Angeles.

“Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los”, disse Trump em sua plataforma Truth Social.

“Esta é uma das piores catástrofes na história do nosso país. Simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que está acontecendo com eles?”, escreveu.

A velocidade e a intensidade dos incêndios que assolam Los Angeles geraram questionamentos e críticas sobre a preparação do estado.

Os hidrantes secaram em Pacific Palisades, um bairro devastado por um dos cinco incêndios ativos na região, enquanto a escassez de água também dificultou o trabalho em outros lugares.

A poucos dias de seu retorno à Casa Branca, Trump fez uma série de ataques sem provas, nos quais acusa o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, de falhas na resposta aos incêndios.

Newsom, por sua vez, convidou Trump a visitar Los Angeles e inspecionar a devastação com ele.

Os incêndios mataram pelo menos 16 pessoas, deslocaram 150.000 e destruíram mais de 12.000 estruturas, segundo autoridades estaduais.

“Milhares de casas magníficas desapareceram e muitas mais se perderão em breve. Há morte por toda parte”, disse Trump em sua publicação.

Apesar dos esforços dos bombeiros, o incêndio de Palisades continuou avançando para o leste, em direção à coleção inestimável do museu de arte Getty Center, e para o norte, em direção ao densamente povoado Vale de San Fernando.          

Adicionar aos favoritos o Link permanente.