Em montagem, jornal O Globo transforma Trump em Hitler

O jornal O Globo foi alvo de críticas nas redes sociais no decorrer deste sábado, 11. Isso se deu em razão de a publicação, em sua versão on-line, divulgar uma sequência de montagens de fotos que acabou por transformar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no líder nazista Adolf Hitler.

A arte consta em diminuto artigo publicado no blog do jornalista Ancelmo Gois. Ao todo, são quatro imagens distintas. Da esquerda para a direita, a primeira mostra o representante do Partido Republicano com semblante sério, mas “de cara limpa”. Nas duas fotos seguintes, no entanto, ele ganha traços característicos de Hitler, a contar com o corte de cabelo e o bigode peculiar. Por fim, quem aparece na quarta imagem é o nazista.

A comparação entre os dois não ficou restrita à arte. No texto, o funcionário de O Globo chama o político norte-americano de “falastrão”. Além disso, Gois afirma que “no século passado, líderes europeus subestimaram as ameaças de outro populista de ultradireita: Adolf Hitler”.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Na internet, consta que a arte e o texto assinado pelo jornalista foram publicados às 7h deste sábado. O material segue no ar até as 20h30 — e com direito a erro de digitação; na chamada abaixo do título informa-se que os europeus não prestaram atenção em um ser “populist” [SIC]. O conteúdo ganhou postagem no Twitter/X, tanto no perfil de Gois quanto na conta oficial de O Globo.

Internautas criticam publicação de O Globo

A atitude do veículo de comunicação, que integra o Grupo Globo, não repercutiu bem entre internautas. No decorrer do dia, por exemplo, a hashtag #GloboLixo movimentou comentários no Twitter/X.

O usuário @Nandai21 lembrou que Trump reassumirá o comando da Casa Branca por ter vencido a última disputa eleitoral. “Convém se atentar que ele foi eleito com maioria esmagadora na eleição presidencial norte-americana”, afirmou. “Só isso. Se for chorar manda áudio.”

Enquanto isso, ao interagir com a postagem feita pelo perfil do jornal carioca, o internauta @amonter00 fez uma indagação. “É saudável chamar Trump de nazista”, comentou. “Se fizermos o mesmo com Lula, o que acontece?”

Nesse sentido, tem quem lembrasse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já elogiou publicamente o líder nazista. Em entrevista à revista Playboy em 1979, o petista disse o seguinte, conforme reproduziu o site E-Farsas: “Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.”

Leia também: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem publicada na Edição 250 da Revista Oeste

O post Em montagem, jornal O Globo transforma Trump em Hitler apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.