Pré-Carnapauxis começa no domingo, 12, com o bloco Vai ou Raxa; veja programação


Bloco sai do seu reduto arrastando os foliões até à Praça da Cultura, no Centro da cidade. Bloco “Vai ou Raxa” abre pré-carnaval em Óbidos no dia 12 de janeiro de 2025
Mauro Pantoja/Ascom/Prefeitura de Óbidos
A partir de domingo (12), moradores de Óbidos , no oeste do Pará, e visitantes, terão diversão garantida nos domingos de janeiro e nos quatro domingos de fevereiro, com o Pré-Carnapuxis, obedecendo a mesma ordem de apresentação dos blocos no período de carnaval. Já a Festa do Mascarado Fobó, como é chamado o Carnapauxis, este ano será realizada de 26 de fevereiro a 4 de março.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A programação do Pré-Carnapauxis começa com o arrastão do bloco “Vai ou Raxa”, que sai do seu reduto na tarde deste domingo e segue até a Praça da Cultura, onde a festa continua com muita música.
Uma coletiva de imprensa foi realizada na última sexta-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), pelo titular da pasta, Luiz Carlos Queiroz. Na oportunidade foi apresentado o tema do Carnapauxis 2025: “O Mascarado Fobó te convida pra ser feliz na capital da folia”, uma referência ao ícone maior da festa dos obidenses e a maneira carinhosa como a cidade é chamada pelos foliões no período carnavalesco.
O secretário Luiz Carlos, adiantou que a Prefeitura de Óbidos vai preparar a cidade para receber melhor a demanda turística, principalmente nos dias oficiais da grande festa.
“Vamos melhorar a parte de recepção turística no período oficial do Carnapauxis. Para isso, vamos implantar agentes nas ruas da área central para manter informados os turistas sobre como chegar aos locais principais da nossa cidade. Vamos realizar excursões turísticas pelo centro histórico de Óbidos e outros prédios. Também reativar o projeto do Museu Contextual, com o auxílio da tecnologia que, através de QR code, vai repassar informações dos nossos prédios históricos, que são um dos grandes atrativos da nossa cidade”, informou.
O secretário disse ainda que, por meio de cursos e outras iniciativas, a prefeitura vai incentivar os autônomos e demais interessados em abrir vendas de café da manhã e outras refeições para atender a demanda excepcional do período de carnaval.
Os detalhes das novidades do Carnapauxis 2025, serão confirmados nos dias que antecedem o período oficial da festa. Ações das campanhas contra o abuso, exploração sexual e venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, e de combate e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ser]ao reforçadas durante o carnaval.
Segurança
Presente na coletiva de imprensa, o comandante em exercício da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (29º CIPM), tenente Dalmir Rolim, assegurou que pela grandiosidade do evento o policiamento será reforçado no período oficial.
“A nossa companhia conta com cinquenta homens prontos, ativos para atuar no período de pré-carnaval, mas já solicitamos ao comandante do CPR-1, coronel Tarcísio Costa, o apoio esperado principalmente para os dias do carnaval oficial de quarenta homens a mais. Nós também solicitamos viaturas e homens do 2º Batalhão de Missões Especiais, para atuar em situações mais complexas, mas se Deus quiser isso não vai ocorrer”, assegurou.
A Polícia Militar vai atuar com seis viaturas e quatro motocicletas para fazer o monitoramento antes, durante e no retorno dos foliões para as suas casas.
Não é não!
A Secretaria Municipal da Mulher (Semm), vai massificar o movimento “Não é Não” que combate atos violentos contra mulheres e que aumentam no período do carnaval.
A secretária Cristiane Souza que também participou da coletiva, explicou que uma grande mobilização está sendo preparada desde o período do pré-Carnapauxis para combater essa prática criminosa conforme previsto na Lei 14.786/23 que estabelece o protocolo para prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes diversos.
“Nós vamos ter um amplo material de conscientização para ser divulgado no período do carnaval. Vamos ministrar cursos e palestras acerca desse tema pra dar conhecimento do que vem a ser a importunação. Depois do não, tudo é importunação”, explicou Cristiane.
A Semm vai iniciar a partir da próxima semana oficinas para a confecção de adereços carnavalescos como forma de incentivar a geração de renda às mulheres autônomas.
Confira a agenda do Carnapauxis 2025
Pré – Carnapauxis
12/01 – Bloco Vai ou Raxa
19/01 – Bloco Mirim Unidos do Umarizal
26/01 – Bloco Serra da Escama
02/02 – Bloco Águia Negra
09/02 – Bloco Xupa Osso
16/02 – Bloco Unidos do Morro
23/02 – Bloco das Virgens
Carnapauxis Oficial
26/02 – Bloco Vai ou Raxa
27/02 – Bloco Mirim Unidos do Umarizal
28/02 – Bloco Serra da Escama
01/03 – Bloco Águia Negra
02/03 – Bloco Xupa Osso
03/03 – Bloco Unidos do Morro
04/03 – Bloco das Virgens
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.