MP instaura procedimento para acompanhar e cobrar fiscalização em granjas após infestação de moscas em Itanhandu, MG


Moradores registraram em vídeos e fotos a infestação de moscas pela cidade. Eles acreditam que o aumento dos insetos tem relação com as granjas da cidade. MP instaura procedimento para acompanhar e cobrar fiscalização em granjas da Itanhandu
O Ministério Público instaurou um procedimento para acompanhar e cobrar a fiscalização das granjas de Itanhandu (MG). A medida aconteceu após reclamações de moradores sobre infestação de moscas na cidade. O município é um polo aviário da região.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os moradores de Itanhandu registraram em vídeos e fotos as moscas nos imóveis da cidade. É possível ver os insetos nos tetos, ventiladores, lâmpadas.
“Eu creio que deve ser limpeza das granjas. Acho que o povo tem que limpar, poder colocar remédios para combater isso, porque aqui é uma cidade tranquila, uma cidade sossegada, mas só que as moscas não estão deixando e a população está incomodada”, disse Oneida Regina Lacerda, dona de casa.
MP instaura procedimento para acompanhar e cobrar fiscalização em granjas após infestação de moscas em Itanhandu, MG
Reprodução/EPTV
Após as denúncias, o Ministério Público enviou um ofício à prefeitura requisitando a lista de empreendimentos de avicultura da cidade, além da realização de vistoria e fiscalização pela vigilância sanitária.
Em nota, a prefeitura informou que as inspeções são feitas nas avícolas e, em caso de infrações, existem medidas sanitárias previstas na legislação municipal.
“São duas duplas. Eles fazem as inspeções. Durante as inspeções, eles observam se há inconformidade no local, faz o requerimento dos POPs, como é feito o manejo dos estercos, os inibidores que são colocados nas rações, faz um relatório. Esse relatório é devolvido para a pessoa que acompanhou essa fiscalização e lá tem a inconformidade, tem o prazo estimulado para ele estar podendo sanar essas inconformidades observadas pelas vigilâncias”, explicou Tiago Caetano Martins, secretário de Saúde de Itanhandu.
MP instaura procedimento para acompanhar e cobrar fiscalização em granjas após infestação de moscas em Itanhandu, MG
Reprodução/EPTV
Enquanto não há solução para as moscas, os comerciantes lidam com o prejuízo.
“Imagina você estar num restaurante com a sua família. Você sai pra jantar ou para almoçar e daqui a pouco cai uma mosca no seu alimento. É extremamente desagradável. Então o cliente chega aqui, eu trabalho com a cozinha aberta, o cliente chega, vê essa moscarada toda voando aí e você manipulando o alimento, fica muito desagradável”, lamentou o chefe de cozinha, Omar Barroso de Brito e Silva.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Itanhandu, além da prefeitura, as fiscalizações precisam ser feitas por outros órgãos, como o Instituto Mineiro de Agropecuária. A EPTV, afiliada Globo, tentou contato com o IMA, mas não obteve retorno.
A EPTV também entrou em contato com sete granjas da cidade, mas nenhuma quis se manifestar sobre a situação das moscas.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.