Como se comunicar com alienígenas

Louise Banks (Amy Adams) é uma linguista que dá suas aulas na faculdade e escreve livros sobre sua especialidade. Certa noite, um helicóptero das forças armadas dos EUA pousa no seu quintal e a leva para um ponto isolado do estado de Montana. Existe uma grande nave em formato de ovo flutuando sobre a superfície. E seus tripulantes querem se comunicar com os terráqueos.

Essa é a melhor parte do filme – o longo processo de comunicação entre Louise e os alienígenas, que escrevem palavras arredondadas, com detalhes cheios de significados. Se esse processo fosse real, provavelmente levaria anos. Mas no filme a linguista é pressionada pelos militares. Além disso, outras onze naves se espalharam pela Terra e alguns países começam a exibir hostilidade com os visitantes. Que se parecem com enormes polvos com sete tentáculos.

A Chegada, com roteiro de Eric Heisserer a partir de romance de Ted Chiang, trata a inteligência do espectador com respeito. O processo do diálogo entre Louise e os alienígenas, embora acelerado, mantem a lógica. O tema é fascinante e muito atual. Mais para o final, o filme dirigido por Denis Villeneuve tende a encontrar algumas soluções mais fáceis. Mas mantem a complexa relação entre os ETs e a vida particular da linguista Louise. É daqueles filmes bons para se assistir mais de uma vez. Disponível pela Amazon Prime.

O post Como se comunicar com alienígenas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.