Paraense com autismo vence premiação de valorização cultural com HQ’s que falam sobre vivências e regionalidade


Lucas Quaresma foi destaque por abordar cultura, design e literatura para promover a inclusão e a compreensão de diferenças, principalmente relacionadas às pessoas neurodivergentes. Lucas Moura Quaresma da HQ’s do Lucas
Reprodução/Redes Sociais
O paraense Lucas Moura Quaresma, conhecido pela trajetória na produção de histórias em quadrinhos (HQ’s) com foco em inclusão e diversidade, venceu em 2° lugar e foi destaque na região Norte em premiação nacional de valorização cultural.
O artista se tornou uma referência na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e foi reconhecido pelo edital Sérgio Mamberti, na categoria “Diversidade”, como agente de cultura viva – pessoa com deficiência.
Com as HQ’s, Lucas aborda cultura, design e literatura para promover a inclusão e a compreensão das diferenças, principalmente relacionadas às pessoas neurodivergentes.
“Fiquei muito contente com o reconhecimento nacional”, expressou Lucas. “Está sendo um momento muito especial de valorização do que faço”.
A premiação reconheceu o impacto positivo das ações em escolas e eventos, onde utiliza HQ’s para criar um ambiente lúdico e inclusivo.
Criança lendo as HQ’s do Lucas
Reprodução/Redes Sociais
Nas redes sociais, o prêmio gerou uma onda de apoio e Lucas recebeu muitas mensagens de parabéns e expressou a esperança de que a visibilidade incentive ainda mais a divulgação e o apoio ao trabalho que vem realizando.
Como tudo começou?
Em 2016, Lucas finalizou o ensino médio e passou no vestibular, se formando no curso de design de produtos.
Na mesma época, o paraense publicou a primeira história em quadrinho (HQ), onde ele era o personagem principal da narrativa.
Desde criança, Lucas já tinha aptões para desenho e gostava de se expressar pelos rabiscos.
Arquivo Pessoal
No início, os modelos sempre eram voltados aos medos e vivências como uma criança com autismo, mas depois passou a tratar também de assuntos cotidianos dos paraenses e com personagens variados.
Além da criação dos desenhos e produção dos textos, o artista produz conteúdos para plataformas de vídeos na internet e, também, participa de feirinhas, exposições e congressos, onde divulga o trabalho, levando inspiração a outras crianças e pessoas que também vivem com autismo.
Detalhes da Premiação
O edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura e contemplou um total de 1.117 projetos em todo o país, com um investimento de R$ 32,5 milhões.
Na categoria de Diversidade, Lucas alcançou o 2º lugar na Região Norte, uma conquista significativa que também destacou outro paraense de Santarém, em primeiro lugar.
Comemoração
Para celebrar o prêmio e continuar a missão de conscientizar sobre inclusão, Lucas está preparando o lançamento do livro ilustrado “Alegria! Luna e Lucas”, sobre empatia e acessibilidade.
O lançamento está marcado ocorrer no Ponto do Autor, durante a Feira do Livro, em Belém, em agosto deste ano.
Lucas está desenvolvendo diversos novos projetos, incluindo “As mangas e o carimbó”, “Medo de Falar” para a coleção “Medo de Quê?”, e as HQ’s “Democracia” e “Derrotar o Monstro do Lixo” para a coleção “De que o mundo precisa?”.
Lucas expondo suas HQ’s em feirinha
Reprodução/Redes Sociais
Conheça o trabalho do artista nas redes sociais – @hqsdolucas
Veja mais detalhes da carreira pelo site – www.hqsdolucas.com
Assista também os conteúdos produzidos para o Youtube
LEIA TAMBÉM
Conheça artista do Pará que faz sucesso com histórias em quadrinhos e ilustrações em livros
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.