Limusine presidencial de Bill Clinton está a venda

A limusine que leva o presidente dos EUA é um assunto sério. A cada mandato novo o chefe de estado recebe um carro feito sob medida e com blindagem pesada. Desde os anos 90 que o carro é feito pela General Motores e leva o emblema da Cadillac na dianteira.

A casa de leilões Mecum anunciou uma dessas limusines, a de 1996 que serviu ao Bill Clinton. O carro é uma das três unidades que foram feitas para essa gestão e foi o último a ser feito na plataforma de um sedã de produção — os mais atuais usam chassi de caminhão.

Esse foi a última limusine presidencial dos EUA a usar chassi de carro
O teto é mais alto para o chefe de estado ficar mais visível
Os vidros possuem 7,6 cm de espessura para segurar as balas

VEJA TAMBÉM:

  • Rainha Elizabeth II: conheça a coleção de carros a serviço de sua majestade
  • Carro mais caro da China é usado por presidente Lula em visita ao país
  • 5 modelos da Peugeot que foram utilizados como carros presidenciais

O ponto de partida para essa limusine presidencial foi o Cadillac Fleetwood Brougham dos anos 90. Esse sedã era o topo de linha da marca e foi o último com chassi separado da carroceria.

O entre-eixos cresceu de 3,08 m para 4,25 m, o carro inteiro mede 6,85 m. O teto é 7,6 cm mais alto, para deixar o presidente mais visível ao público. Os vidros são blindados e possuem os mesmos 7,6 cm de espessura, podendo segurar tiros de fuzil.

Como esse carro é bastante pesado e precisa ser útil em situações de emergência, o motor V8 5.7 original de 263 cv não daria conta. No lugar foi usado um 7.4 que era usado em caminhonetes grandes, que foi preparado por Jack Roush.

No lugar do V8 5.7 original veio um 7.4 preparado por Jack Roush
O acabamento é mais esmerado que o da versão de produção
Uma televisão e um vídeo cassete foram instalados para entreter Bill Clinton
Foi nesse banco que ia o presidente

A limusine presidencial conta com um tanque de oxigênio e um sistema interno de supressão de incêndios. Nessa época não haviam tantos recursos de defesa como tem nos carros mais recentes, que rodam até com uma bolsa com sangue do mesmo tipo do presidente.

Mas o acabamento foi melhorado quando comparado com o Cadillac Fleetwood Brougham: recebeu madeira zebrano de verdade no painel, televisão, vídeo cassete e telefone.

Esse carro do presidente dos EUA rodou apenas 1.003 km. Das três limusines que trabalharam para Bill Clinton, essa é a única que não ficou guardada. Uma está com a CIA e outra está no museu dedicado ao ex-presidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.