IBGE faz trocas de diretores de pesquisas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta segunda-feira 6, mudanças cruciais em sua diretoria de pesquisas. Gustavo Junger da Silva foi nomeado novo diretor do setor, substituindo Elizabeth Belo Hypolito. Vladimir Gonçalves Miranda vai assumir a diretoria-adjunta no lugar de João Hallak Neto. A transição oficial das funções está prevista para a próxima semana.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Gustavo Junger integra o IBGE desde 2006. Atualmente, ele é o coordenador técnico do Censo Demográfico. Vladimir Miranda, no órgão desde 2010, atua na gerência de planejamento conceitual. A presidência do IBGE agradeceu a Elizabeth Hypolito e João Hallak pelos serviços prestados. Ambos vão continuar a colaborar com o instituto e a diretoria de pesquisas.

Críticas à gestão de Marcio Pochmann no IBGE

As mudanças na diretoria do IBGE ocorrem em meio a críticas à gestão de Marcio Pochmann. Presidente do instituto desde agosto de 2023, ele é uma indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A administração de Pochmann já enfrentou algumas controvérsias, como o lançamento de um mapa-múndi com erros no 9º Atlas Geográfico Escolar. A publicação continha equívocos sobre períodos geológicos, informações que posteriormente passaram por correções.

Marcio Pochmann, presidente do IBGE, apresenta o mapa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Marcio Pochmann, presidente do IBGE, apresenta o mapa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/Twitter/X @MarcioPochmann

Há ainda uma resistência dos trabalhadores quanto à atuação de Pochmann. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (AssIBGE) acusa-o de “autoritarismo” e de promover poucos diálogos sobre o planejamento de mudanças.

Sua gestão enfrenta também críticas com relação às propostas de alteração no estatuto do IBGE e à criação da fundação IBGE+, que buscaria parcerias com a iniciativa privada. Funcionários temem que essas medidas afetem a autonomia e as condições de trabalho no órgão. Em protesto, eles realizaram uma greve de 24 horas em 15 de outubro.

Defesa de Pochmann e mais controvérsias

Pochmann defendeu sua gestão. Ele afirmou que as mudanças têm o objetivo de promover “o maior diálogo da história do órgão”. Contudo, recebe críticas por suposto aparelhamento e viés ideológico.

Em 27 de dezembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro contestou a taxa de desemprego do IBGE, classificando-a como “uma mentira”. A taxa no trimestre encerrado em novembro foi de 6,1%, a menor desde 2012.

Leia também: “Nikolas Ferreira quer ‘CPI das Pesquisas’ para investigar dados do IBGE”

O post IBGE faz trocas de diretores de pesquisas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.