Bons tempos: 5 clássicos do Rock lançados em 1995

The Smashing Pumpkins no clipe de
Reprodução/YouTube

Dá pra acreditar que já estamos batendo 30 anos desde 1995? Quem viveu essa época sabe que foi um ano incrível para a música, especialmente para o Rock, que ficou marcado por um momento de transição entre gerações e, por isso, estava em boa fase com diversos subgêneros.

Do Britpop do Oasis, que viria a tomar o mundo da música de assalto de vez, até as diferentes vertentes do Rock Alternativo indo de Radiohead a Foo Fighters, 1995 teve alguns lançamentos históricos que, 30 anos depois, continuam extremamente relevantes e estão entre grandes destaques dos catálogos de artistas icônicos.

Relembre estes bons tempos logo abaixo, com uma seleção de 5 músicas que marcaram o ano de 1995!

Alanis Morissette – “You Oughta Know”

Poucas sonoridades representam melhor o que foram os Anos 90 do que o incrível Jagged Little Pill, de Alanis Morissette. Chega a ser difícil escolher apenas uma música, já que hits como “Ironic” e “All I Really Want” também são capazes de transportar o ouvinte diretamente para essa época, mas “You Oughta Know” realmente tem um fator especial.

Com Dave Navarro na guitarra e Flea no baixo da canção, além de ter contado com Taylor Hawkins na bateria de sua banda fixa, “You Oughta Know” é um retrato de uma geração que fez o Rock e o Pop se encontrarem como nunca antes.

Radiohead – “Fake Plastic Trees”

Como falamos acima, o Rock Alternativo foi fundamental nos Anos 90 e o Radiohead é grande parte disso. Depois do sucesso inicial com “Creep”, a banda seguiu por um caminho muito mais melancólico, e a sonoridade quase acústica de “Fake Plastic Trees” garantiu mais um sucesso para a banda de Thom Yorke, que continuaria fazendo mutações em seu som por anos a fio.

Foo Fighters – “This Is a Call”

O fim trágico do Nirvana praticamente decretou o encerramento da era de ouro do Grunge, mas é claro que a sonoridade continuou relevante. Bandas como Pearl Jam e Soundgarden seguiram fazendo bonito com o gênero, mas Dave Grohl resolveu seguir por um caminho diferente enquanto isso.

O ex-baterista do Nirvana fundou o Foo Fighters e lançou seu disco de estreia em 1995, mostrando em canções como “This Is a Call” que passaria a incorporar muito mais elementos do Punk e Hardcore, gêneros sempre muito presentes em sua vida, criando uma vertente única de Rock Alternativo que inspirou milhares – ou talvez até milhões.

The Smashing Pumpkins – “1979”

Uma das bandas mais peculiares de seu tempo, o The Smashing Pumpkins foi capaz de criar uma sonoridade única ao somar elementos do Grunge, que estava em seu auge, com o Rock Alternativo, o Shoegaze e até elementos do Emo.

Depois do sucesso de Siamese Dream, a banda deu um passo ainda mais ousado e contou uma história fantástica em Mellon Collie and the Infinite Sadness, que nos presenteou com clássicos como “1979” – que, apesar do ano da música, é uma excelente representação da cultura noventista.

Oasis – “Wonderwall”

É impossível falar dos Anos 90 sem citar o Britpop, movimento que devolveu relevância mundial à música britânica de uma maneira que não acontecia desde a Beatlemania. E é claro que o grande nome nesse sentido é o Oasis, que se tornou irresistível principalmente após o lançamento de “Wonderwall”, em 1995. Clássico instantâneo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post Bons tempos: 5 clássicos do Rock lançados em 1995 apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.