Experimento quer expandir consciência humana com computador quântico

Como a consciência humana funciona? Essa é uma pergunta que pesquisadores tentam responder há anos, mas ainda não há consenso entre eles. E uma nova pesquisa propôs uma alternativa para responder esta questão: unir o cérebro humano a um computador quântico.

Se der certo, a ligação tem potencial para expandir os limites da consciência humana.

Como funciona a consciência humana?

A ciência sabe algumas coisas sobre a consciência humana (por exemplo, é possível “desligá-la” usando anestésicos). No entanto, seu funcionamento permanece um mistério.

consciencia-cerebro-atividade
Consciência humana ainda é um mistério para a ciência (Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock)

Em 1989, o matemático britânico e ganhador do Prêmio Nobel de Física Roger Penrose sugeriu que a consciência pode surgir do emanharamento quântico dentro do cérebro. O emanharamento quântico acontece a partir de união de partes, de forma que uma não funcione sem a outra.

A teoria não foi bem recebida na época. Um dos argumentos contrários diz que o emanharamento é frágil e pode ser quebrado por conta de alterações na temperatura. No entanto, com o tempo, estudos sugeriram que o ambiente cerebral pode criar as condições para torná-lo estável.

Na prática, Penrose associou a consciência a processos quânticos. A pergunta sobre seu funcionamento, porém, seguiu sem resposta.

Pesquisa sugere unir computador quântico ao cérebro humano

Uma equipe teve uma ideia nova para testar se a consciência tem a ver com quântica. Para isso, eles usaram uma tentativa de “expandir” a consciência humana usando uma interface que liga o cérebro a um computador quântico.

computador quântico
Para desvendar funcionamento da consciência, pesquisadores querem usar computador quântico (Imagem: Jurik Peter/Shuttestock)

De acordo com o artigo, publicado na Entropy, funciona assim:

  • O experimento cria um elo físico entre um cérebro humano e um computador quântico;
  • Isso permite a criação de interações entre eles, que mediariam o emanharamento;
  • Se o experimento funcionar, deve permitir a descrição de experiências humanas mais ricas de se observar, que não funcionaram sem o elo com computador.

Em termos mais simples, vamos supor que a consciência humana produza uma experiência X. Já o computador quântico, produz uma experiência Y. Com a união (isto é, se ela for certeira e a teoria estiver certa), a experiência seria X + Y.

De acordo com a equipe, isso permitiria expandir a consciência humana, algo que provaria a relação com processos quânticos.

Leia mais:

  • O que é um computador quântico e como ele funciona?
  • Máquinas de IA podem ter consciência? A ciência responde
  • Computador quântico brasileiro inédito pode revolucionar setor de tecnologia

Quando a consciência humana será testada

A ideia é promissora. Porém, como lembrou o IFLScience, a ligação prática entre cérebro e computador é um procedimento invasivo e que não deve acontecer tão cedo.

Ou seja, por enquanto, continuaremos sem resposta.

O post Experimento quer expandir consciência humana com computador quântico apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.