Como dirigir à praia com segurança e sem tomar multas

Essa época de férias escolares, que se junta também com os feriados do natal e do ano novo, é a época favorita das famílias brasileiras para ir à praia. O clima do verão convida a usar roupas mais despojadas, mas qual delas pode ser usada para dirigir sem tomar multa?

Para tirar essas dúvidas criamos o guia a seguir. Seguindo essas dicas você irá dirigir com segurança para a praia e terá a tranquilidade de que não receberá uma multa.

VEJA TAMBÉM:

  • [Mito ou verdade] Ferrugem ainda é ‘terror’ dos carros do litoral?
  • Polícia Militar flagra Gol com cadeira de praia no lugar do banco
  • Férias, o carro e o cachorro

Chinelo

Close,Up,Right,Foot,With,Flip,Flop,Shoe,Step,On
É proibido dirigir com calçado que não firme nos pés, isso rende multa (Foto: Shutterstock)

O chinelo de dedo virou o calçado oficial do brasileiro no verão, mesmo sem ir a praia. Porém ele não é uma boa escolha para dirigir.

Segundo o inciso IV do Art. 252, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração média dirigir com calçado que que não se firme aos pés. A multa é de R$ 130,16 e resulta em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ideal é usar um calçado que possua tira de apoio pelo calcanhar, como sandálias ou até mesmo as famosas Crocs. Se você quiser ir de chinelo para a praia, tire ele antes de dirigir e o coloque no lado do passageiro do assoalho. Assim você irá evitar que o calçado se enrosque no pedal e cause um acidente maior.

Sunga ou biquíni

Joyful,Tourist,Enjoying,A,Roadtrip,Inside,A,Convertibla,Car,On
O CTB só proíbe trajes que atrapalhem na mobilidade, roubas de banho está liberada (Foto: Shutterstock)

O CTB dispõe apenas regras sobre vestimentas que limitem o manuseio do caso. Isso é direcionado mais a roupas que podem atrapalhar o uso do volante ou do câmbio, como fantasias de carnaval.

Trajes de banho como sungas ou biquínis não causam esse tipo de risco, portanto estão liberados. Teoricamente é liberado pelo CTB dirigir nu inclusive, porém se o motorista for abordado pela polícia terá que responder ao crime de ato obsceno, previsto no código penal. Isso pode render de 3 meses a 1 ano de prisão.

Voltando para o assunto praia, não existem problemas se você sair dirigindo de sua hospedagem com os trajes de banho. Apenas tome cuidado caso os bancos do carro tenham revestimento de vinil ou material sintético que imita couro, eles esquentam muito no sol e podem queimar a pele.

Deixe sempre uma toalha no carro

capa banco de toalha fiat argo mopar
Existem capas de toalha para os bancos, que são uma mão na roda na hora de voltar da praia (Foto: Fiat | Divulgação)

Você curtiu a praia e vai voltar para casa. Mesmo após se secar, ainda existe umidade na roupa ou nos cabelos, além da areia presa ao corpo.

Para proteger os bancos de seu carro, o ideal é forrá-los com uma toalha seca. Existem capas de assentos feitos desse material, que têm a vantagem de ficar com uma fixação melhor e tem maior cobertura.

Para lidar com a areia que ficou nos pés é bom ter um jogo de tapetes no carro, independente do material. Após chegar em casa você tira eles e balança para limpar, o que ficou no carpete é preciso tirar com um aspirador de pó. Se não tiver um, procure um posto de combustível que tenha um.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.