Você viu? Maranhense que perdeu o voo do avião que caiu em SP retorna ao MA, ex-presidente José Sarney lamenta morte de Silvio Santos e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 11 de a 17 de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (11)
Passageiro perdeu voo em avião que caiu em Vinhedo
Reprodução
Maranhense que se salvou da queda do avião da companhia aérea Voepass, José Felipe Araújo Lima, de 21 anos, chegou no sábado (10) em Pastos Bons, a 550 km de São Luís. Ele é um dos passageiros que perdeu o voo no dia da tragédia.
José Felipe estava trabalhando como montador há 7 meses em Cascavel, no Paraná. Ele se atrasou porque estava esperando um carro de aplicativo para levá-lo até o aeroporto e, depois ainda, confundiu a companhia aérea na hora do embarque.
Como o serviço tinha terminado, José estava voltando para São Luís, mas ele e cerca de 10 pessoas erraram a companhia aérea e, por conta disso, não embarcaram no voo que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no oeste do Paraná. O avião tinha como destino Guarulhos, em São Paulo.
O maranhense que voltou para casa e para o abraço da família em Pastos Bons, por enquanto não tem planos de voltar para o Paraná. José Felipe, pretende ficar na sua terra natal para estudar.
Segunda-feira (12)
Gaeco inicia operação contra facção criminosa que atua no Maranhão e em outros estados
Reprodução
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciou, na segunda-feira (12), uma operação para desarticular uma facção criminosa que atua no Maranhão e no estado do Piauí.
A operação também acontece, de forma simultânea, no estado do Mato Grosso. De acordo com o Gaeco, esse grupo criminoso é responsável por crimes que envolvem narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos.
Segundo a corporação, foram presos líderes da facção criminosa e pessoas responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores. Além disso, foram cumpridos mandados de prisão a pessoas já em situação de cárcere que comandavam o crime de dentro da cadeia.
Terça-feira (13)
Avião apresenta problemas no motor e não decola no Aeroporto de São Luís
Um voo que sairia de São Luís com destino a cidade de São Paulo precisou ser cancelado, na madrugada da terça-feira (13), por causa do avião apresentar problemas mecânicos antes da decolagem, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital maranhense.
O avião já estava em trabalho de decolagem, mas, antes que deixasse o solo, o comandante avisou que seria preciso retornar à plataforma.
Os passageiros, que embarcaram por volta das 4h30 em um voo da empresa Gol, tiveram que deixar o avião e retornar ao saguão do aeroporto. De acordo com testemunhas, foram ouvidos barulhos estranhos vindos dos motores.
Em nota à TV Mirante, a empresa Gol informou que está tentando realocar os passageiros em outros voos ainda nesta terça-feira.
Quarta-feira (14)
Operação ’18 Minutos’ da Polícia Federal
Reprodução
A Polícia Federal realizou, na manhã da quarta-feira (14), a ‘Operação 18 Minutos’ para apurar a atuação de uma organização criminosa suspeita da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão.
Policiais federais cumprem 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, nos estados do Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. Também são cumpridas outras medidas cautelares, como o afastamento de cargos públicos, sequestro e indisponibilidade de bens e monitoramento eletrônico.
De acordo com as investigações, a organização criminosa é suspeita de atuar na manipulação de processos do Tribunal de Justiça do Maranhão com o intuito de obter vantagem financeira. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Quinta-feira (15)
O certame realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) recebeu 52.732 inscrições.
Divulgação
O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu afastar, na tarde desta quinta-feira (15), seis servidores investigados na ‘Operação 18 minutos’, que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro entre juízes e desembargadores do estado. Segundo o TJ-MA, todos foram afastados por um período de um ano.
A medida foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho. Entre os afastados estão os três desembargadores: Antônio Pacheco Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga Almeida Filho e Nelma Celeste de Souza Silva Sarney Costa, além dos dois juízes, Alice de Sousa Rocha e Cristiano Simas de Sousa.
O TJ-MA também exonerou uma assessora técnica, Zely Brown Maia, lotada no gabinete da desembargadora Nelma Sarney (que já estava afastada em outro processo).
O g1 não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos até a última atualização desta reportagem.
Sexta-feira (16)
Mulher é presa suspeita de praticar assalto em parada de ônibus na Grande São Luís
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Uma mulher, de 36 anos, foi presa em flagrante, na quinta-feira(15), suspeita de assaltar uma pessoa em uma parada de ônibus, na cidade de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime foi praticado na manhã dessa quinta, quando a mulher, em posse de um facão, tomou o celular da vítima, que esperava pelo transporte coletivo, na avenida Gonçalves Dias, no Centro da cidade.
Após o crime, policiais civis, com apoio de guardas municipais, ao tomarem conhecimento do fato, realizaram buscas na região e conseguiram prender a suspeita, identificada como “Morena”. A mulher foi presa em posse da arma branca usada no crime e, ainda, com as vestes utilizadas no roubo.
Sábado (17)
Ex-presidente José Sarney lamenta morte de Sílvio Santos: “é uma perda do Brasil inteiro”
O ex-presidente da República José Sarney lamentou a morte do apresentador Silvio Santos, vítima de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). Aos 93 anos, o empresário estava internado em São Paulo e morreu, nesse sábado (17).
Em vídeo gravado onde presta as homenagens ao apresentador (veja acima), o ex-presidente Sarney se manifestou afirmando que a morte de Silvio Santos vai deixar uma lacuna por muito tempo no imaginário popular brasileiro e que ele fará muita falta para a TV brasileira.
“A morte do Silvio Santos deixa uma lacuna e uma saudade que vai, durante muito tempo, ocupar o imaginário popular brasileiro. Ele sabia lidar com a alegria, com a brincadeira, com a provocação, com a comunicação que era um dom extraordinário que ele tinha”, lamentou o ex-presidente.
Sarney ainda emitiu mensagem de apoio à família de Silvio e aos fãs, que acompanharam o apresentador por muito tempo nos programas da TV.
“Eu quero lamentar e, ao mesmo tempo, apresentar o meu pesar à sua família, dizendo que essa perda não é somente deles, é uma perda do Brasil inteiro”, disse Sarney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.