Casal de Guaratinguetá que morreu em queda de avião é homenageado em missa: ‘Vão fazer falta’


Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, e José Cloves Arruda, de 76 anos, estavam no avião que caiu em Vinhedo (SP) com 61 pessoas a bordo. Os dois eram católicos e muito atuantes na igreja. Maria era ministra da eucaristia há mais de 20 anos. Casal de Guaratinguetá que morreu em queda de avião é homenageado em missa
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
O casal de idosos de Guaratinguetá que estava no avião que caiu em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira (9), foi homenageado por religiosos e moradores da cidade durante uma missa nesta noite.
O avião tinha 61 pessoas a bordo e ninguém sobreviveu. Entre os passageiros estavam José Cloves Arruda, de 76 anos, e Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, que moravam em Guaratinguetá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A homenagem começou por volta das 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo de Guaratinguetá, que fica no bairro Nova Guará. Religiosos e moradores da região foram convidados a participar da missa e a levar fotos e lembranças com o casal.
José Cloves e principalmente Maria Auxiliadora eram muito atuantes e queridos na paróquia. A idosa era ministra da eucaristia há mais de 20 anos e tinha o costume de fazer trabalhos com a comunidade.
“A gente sempre se referia a ela como Dona Dora ou Tia Dora, para os mais próximos. O seu esposo, seu Cloves, ficava sempre no carro esperando ela o tempo que fosse. Ela saía da igreja e ele já estava no carro. Era um senhor distinto, de alma nobre, respeitoso. São pessoas que estão desaparecendo do nosso convício social. Eles vão fazer falta pela presença e pelas pessoas respeitosas que deixam nosso mundo”, afirma o Padre Aloísio dos Santos Mota, pároco do local.
Casal de Guaratinguetá que morreu em queda de avião é homenageado em missa
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Além disso, ela trabalhou por 50 anos como professora na rede municipal e Guaratinguetá e também atuou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.
“Ela era muito amada pelas crianças e fazia de tudo para as crianças. Quando eu era pequeno cheguei a participar de viagens com ela para outras cidades. Ela tinha muito cuidado em preparar o lanche das crianças, a roupa. Ela ajudava muito”, lembra Estevão Augusto de Lima Reis, auxiliar secretário da paróquia.
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda estava no avião que caiu em Vinhedo
Arquivo pessoal
Companheiro de Dona Dora, José Cloves era fotógrafo e estava aposentado.
“Era um casal muito querido. A gente ficou chocado com a notícia. Não imaginava que eles estavam nesse avião. Eu e minha filha estamos arrasados”, lamenta a vizinha e artesã Bianca Fernandes.
LEIA TAMBÉM:
Casal de idosos de Guaratinguetá estava em avião que caiu no interior de SP
Casal enviou foto de dentro da aeronave para a filha momentos antes do acidente
Morador de Jacareí que estava voltando de viagem a trabalho está entre as vítimas de avião que caiu
A informação de que os idosos estavam no avião foi confirmada pela Voepass Linhas Aéreas, que divulgou a lista de passageiros da aeronave no final da tarde desta sexta-feira (9).
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, e José Cloves Arruda, de 76 anos, estavam no avião que caiu em Vinhedo (SP).
Arquivo pessoal
De acordo com familiares, o casal havia avisado pela manhã que estava embarcando nesse voo. Os idosos estavam visitando parentes em Cascavel (PR), e retornavam para São Paulo.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea Voepass afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. Esse é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
Veja local da queda de avião em Vinhedo, interior de SP
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá lamentou profundamente o falecimento da professora Maria Auxiliadora Vaz de Arruda.
“Conhecida carinhosamente como Tia Dora, trabalhou como coordenadora de Educação Física na Oficina Pedagógica com zelo e dedicação, encantando a todos com quem se relacionou, até sua aposentadoria em 2021. A perda de Tia Dora e seu marido é irreparável. Nossos sentimentos a familiares e amigos”, diz trecho da nota.
Segundo a prefeitura, Maria Auxiliadora ingressou na Prefeitura em abril de 1972 e se aposentou em janeiro de 2021. Ela foi coordenadora de Educação Física na Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de 2013 até 2021.
Nas redes sociais, a Arquidiocese de Aparecida lamentou a morte do casal. “Unidos em preces, rogamos a Deus pelo descanso eterno desses nossos irmãos e pelo conforto dos familiares e amigos. Estendemos nossas preces por todas as outras vítimas dessa tragédia. Que Deus os receba na alegria do Seu Reino”, lamentou a diocese em trecho da nota.
Vista aérea do avião que caiu em Vinhedo
Reprodução/TV Globo
Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.