2025 marca o ‘nascimento’ de uma nova geração: os bebês beta

Você já deve ter ouvido falar em Geração Z, millenials e boomers. Esses nomes são definidos por demógrafos e analistas que estudam a formação e a estruturação da nossa sociedade. Em 2025, essa lista vai aumentar.

Um dos principais especialistas da área, o doutor Mark McCrindle, acaba de anunciar que estamos prestes a presenciar o surgimento de uma nova geração: os Betas. Todos os bebês que nascerem a partir de primeiro de janeiro farão parte desse grupo.

Leia mais

  • Você é da Geração Z? Conheça os principais atalhos além do Ctrl C + Ctrl V
  • Série da Netflix faz jovens questionarem gerações anteriores e cultura moderna; entenda
  • Você se considera um criador de conteúdo? A geração Z se enxerga assim

De acordo com McCrindle, até 2035, a Geração Beta deverá representar 16% da população mundial e será responsável por 19% da força de trabalho global.

Eles também serão a primeira geração a entrar no século 22, ou seja, que chegarão vivos além do ano de 2100. E eles viverão em um mundo completamente diferente do nosso.

A tendência é que as crianças dessa nova geração tenham menos tempo de tela em relação aos jovens de hoje – Imagem: BearFotos/Shutterstock

A geração da IA e da sustentabilidade

  • A geração Beta vai se estender de 2025 a 2039.
  • Eles sucedem a geração Alfa, que nasceu entre 2010 e 2024, e a geração Z, que nasceu entre 1996 e 2009.
  • Segundo McCrindle, os Betas viverão em uma realidade onde o físico e o digital estarão completamente integrados.
  • Para eles, coisas como Inteligência Artificial e automação farão parte do dia a dia.
  • Essa nova geração também deve enfrentar desafios importantes relacionados às mudanças climáticas e a urbanização acelerada.
  • A sustentabilidade não será uma opção para eles, mas uma obrigação.
  • E a vantagem, segundo o especialista, é que essa geração saberá lidar bem com isso.
  • Filhos de millenials e de pessoas mais velhas da Geração Z, os Betas devem ter uma educação mais engajada nas questões ambientais.
  • McCrindle acredita que a nova geração será mais globalizada, colaborativa e focada em comunidade do que nunca.
  • Outra previsão do pesquisador social é que os pais da Geração Beta podem adotar uma abordagem diferente em relação ao uso das mídias sociais.
  • Enquanto os pais das gerações anteriores costumam utilizar as redes sociais para documentar a vida de seus filhos, os pais dessa devem evitar exposição e diminuir o tempo de tela.
As mudanças climáticas devem se tornar uma preocupação ainda maior e mais urgente para a Geração Beta – Imagem: Piyaset – Shutterstock

Por que Geração Beta?

Vale destacar que essas características não são uma regra. Podemos encontrar jovens da Geração Z que são viciados em trabalho. Ou boomers que são mais tranquilos e que acham as questões ambientais importantes.

O que os demógrafos fazem é a leitura de uma época. É tentar entender a formação de valores e comportamentos a partir do mundo ao redor. E do tipo de criação. Dos desafios. E de vários outros fatores.

Uma questão interessante trazida por McCrindle é que já sabemos o nosso da próxima geração, além dos Betas. Eles serão os Gamas.

Os bebês da Geração Beta serão filhos de adultos Millenials e da Geração Z – Imagem: Shutterstock/oatawa

A escolha por esse nome é simples: desde 2010, as gerações seguem a ordem alfabética do alfabeto grego.

“Nós os chamamos de geração Alpha e Beta para significar não apenas novas gerações, mas as primeiras gerações que serão moldadas por um mundo totalmente diferente. É por isso que mudamos para o alfabeto grego, para significar como essas diferentes gerações serão criadas em um novo mundo de integração tecnológica”, explicou o analista.

Os Gamas vão nascer entre os anos de 2040 e 2054.

As informações são da revista People.

O post 2025 marca o ‘nascimento’ de uma nova geração: os bebês beta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.