Concurso Nacional Unificado: Prova é neste domingo (18); no DF são mais de 195 mil inscritos


‘Enem dos concursos’ centraliza em uma única prova concursos autorizados para seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Transporte público é reforçado. Enem dos concursos
Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, é neste domingo (18). Em Brasília, 195.687 mil inscritos devem fazer os exames, de acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O governo do Distrito Federal ampliou as linhas de ônibus e os horários do Metrô para atender aos candidatos (veja detalhes mais abaixo).
Os locais com maior número de inscritos são:
CEUB: Campus Asa Norte
UDF Centro Universitário: Campus I – Setor de Edifícios Públicos Sul (Seps); 704/904
Unip: Asa Sul
Universidade Católica de Brasília (UCB): Taguatinga
IESB – Centro Universitário; campus Ceilândia
O “Enem dos concursos”, centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece e estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.
Os candidatos poderiam concorrer a várias das oportunidades disponíveis pagando somente uma taxa de inscrição – que variava de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas foram adiadas dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.
Com a alteração da data, mais de 30 mil candidatos desistiram do concurso no Distrito Federal e solicitaram o reembolso da taxa de inscrição.
Padre abençoa canetas de candidatos ao CNU 🖊️🙏
Reforço no transporte público do DF 🚌🚉
Para atender a demanda dos candidatos, o transporte público do Distrito Federal vai ter reforço:
🚉 Metrô: funciona das 6h às 20h, com embarque e desembarque em todas as estações
🚌 Ônibus: operam com programação de viagens de dias úteis, “observando os horários das atividades do certame, desde a chegada da equipe de coordenação aos locais de realização das provas até o término”, diz o GDF
A Secretaria de Mobilidade autorizou, ainda, o remanejamento de ônibus das linhas menos utilizadas, para atender demandas pontuais dos serviços com maior procura.
👉🏽As linhas de ônibus que atendem regiões onde não há locais de provas – como a Esplanada dos Ministérios, os setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan) e o Lago Sul, via Aeroporto – permanecem com os horários usualmente praticados aos domingos.
Segurança
A escolta das provas, em todo Distrito Federal, é responsabilidade da Polícia Militar (PMDF), tanto na entrega quanto no recolhimento delas. Segundo a PM, também haverá policiamento ostensivo perto dos 297 locais onde acontecem as provas, antes e depois do certame.
Todos os locais de prova também terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) vai prestar atendimento de urgência e emergência, junto com o Samu. O Grupamento de Aviação Operacional da corporação também fica em prontidão neste domingo.
O Detran vai cuidar da fiscalização e controle de tráfego. Os agentes também estão orientados para impedir o estacionamento irregular.
“A recomendação é que os candidatos, sempre que possível, utilizem o transporte coletivo ou transporte por aplicativos ou táxi; e, se forem de carro, estacionem em locais permitidos”, diz o Detran.
Como será a dinâmica das provas?
‘Enem dos concursos’: datas, locais de prova e folha de respostas
👉🏽Durante a manhã, as avaliações devem começar às 9h e encerrar às 11h30. Nesse período, os candidatos do ensino superior terão que responder a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa.
👉🏽Enquanto isso, os candidatos do ensino médio responderão a 15 questões objetivas sobre língua portuguesa, além de fazer uma redação. A prova de nível médio será formada por 45 questões objetivas.
👉🏽 No período da tarde, as provas de nível superior serão constituídas de 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Haverá uma avaliação diferente para cada bloco temático.
Confira os horários de realização das provas do ‘Enem dos concursos’
Cronograma segue o fuso horário de Brasília (DF)
Cronograma do concurso
Aplicação das provas: 18/08
Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025
Veja mais dicas para estudar para concurso:
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
LEIA TAMBÉM:
‘ENEM DOS CONCURSOS’: Provas acontecem neste domingo (18)
SAIBA COMO COMPRAR: Passagens de ônibus podem ser pagas com bilhete avulso no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.