Região registra tempo seco, com umidade do ar em 14% neste sábado; Inmet faz alerta para o domingo


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mínimo ideal é de 60% e, abaixo disso, a situação é considerada de riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Tempo seco predomina na região neste fim de semana
AP Photo/Charlie Riedel
O sábado foi de tempo seco no Vale do Paraíba e região. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nível de umidade relativa do ar chegou a atingir 14% durante a tarde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os índices de umidade relativa do ar foram registrados pelas estações meteorológicas do Inmet espalhadas pela região. Ao todo, são cinco estações próprias do Instituto nas cidades de Taubaté, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Cachoeira Paulista e São Luiz do Paraitinga.
Foi a estação de Taubaté que registrou o menor índice entre as cidades neste sábado: na cidade, a umidade do ar chegou a ficar em 14%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mínimo ideal é de 60% e, abaixo disso, a situação é considerada de riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Nas outras quatro estações meteorológicas do Inmet na região, com exceção de Campos do Jordão, os índices mínimos de umidade ficaram abaixo de 20% neste sábado — veja abaixo a situação das cidades.
Taubaté: 14%
Cachoeira Paulista: 17%
Bragança Paulista: 18%
São Luiz do Paraitinga: 19%
Campos do Jordão: 21%
Ainda neste sábado, o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial de baixa umidade do ar ainda neste domingo (18) em quase todas as cidades onde há a estação meteorológica, com exceção de São Luiz do Paraitinga.
O alerta é válido das 11h às 19h, podendo ter registros de umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.
As orientações do próprio Inmet são:
Beba bastante líquido.
Evite desgaste físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.