Gangorra térmica: Após frio intenso e mínimas de 5ºC, região de Piracicaba tem alerta de onda de calor com máximas de até 36ºC


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor entre esta sexta (16) e segunda-feira (19). Veja previsão do tempo e orientações. Piracicaba tem temperaturas na casa dos 32ºC em pleno inverno.
Claudia Assencio/g1
Após alertas para frio intenso com mínimas em torno dos 5ºC na região de Piracicaba (SP) na segunda semana de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, com temperaturas cinco graus acima da média climatológica durante três dias seguidos, alcançando os 36ºC em pleno inverno até a próxima segunda-feira (19).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O comunicado do Inmet, feito nesta sexta-feira (16) tem validade até o meio dia de segunda (19). – Veja previsão ao final da reportagem.
O aviso alerta para leve risco à saúde devido às altas temperaturas previstas. Na segunda-feira (19), as mínimas devem ficar em torno dos 16ºC e as máximas chegam aos 36ºC. A umidade mínima do ar cai para 10% na data.
Inverno quente em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
🌡 O que é uma onda de calor? É um fenômeno que acontece quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.
☀️O fenômeno acontece por conta de uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico, condição que favorece a manutenção do ar seco e quente.
⚠️O instituto também emitiu aviso laranja de perigo para baixa umidade do ar neste sábado (17).
😷 A baixa umidade relativa do ar gera alguns prejuízos para a saúde. Quando o nível cai para menos de 30%, pode ocorrer dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.
Inmet faz alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor em pleno inverno na região de Piracicaba.
Reprodução/Inmet
Baixa umidade do ar
O alerta indica índice de umidade do ar entre 20% e 12% e aponta risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
IInstituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar na região de Piracicaba.
Reprodução/Inmet
☀ Tempo seco
Além do aumento das temperaturas, o bloqueio atmosférico também impede a entrada de frentes frias na região. Isso também aumenta a condição de ar seco.
⚠️Entenda cores dos alertas emitidos pelo Inmet:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Gangorra térmica
Depois de dias quentes nos primeiros dias de agosto, com mínimas de 17ºC e máximas de até 32ºC desde a última segunda-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo de perigo potencial para declínio de temperatura entre 3ºC e 5ºC na região de Piracicaba na segunda semana do mês.
A chegada de uma onda de frio com chuvas na região provocou mínimas 11ºC e máximas em torno dos 28ºC no dia 9 de agosto. Três dias depois, os termômetros marcaram 5ºC com ocorrência de geada nas madrugadas.
Região de Piracicaba deve registrar temperaturas mínimas em torno dos 6ºC e 11ºC
Rafael Bitencourt/g1
Amplitude térmica
A amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, chegou em cerca de 10 graus de oscilação, com mínimas de 16ºC e máximas de 36ºC em cidades da região de Piracicaba, segundo Inmet.
Região de Piracicaba tem previsão de temperaturas mínimas de 5ºC com chance de geada.
Reprodução/Inmet
Previsão do tempo 🌤️
Segundo o Inmet, o fim de semana será quente e com poucas chances de chuva:
Sábado (17) – mínima de 17ºC e máxima de 32ºC. poucas nuvens e umidade mínima em 45%.
Domingo (18) – mínima de 16ºC e máxima de 30ºC. Poucas nuvens e umidade mínima em 30%.
Segunda-feira (19) – mínima de 16ºC e máxima de 36ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 10%.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.