Escolas de Boca do Acre, Manaus e Beruri lideram Ideb no Amazonas; confira ranking


Lista contempla, ainda, unidades de Itacoatiara e Manacapuru. Avaliação de 2023 mostrou que o Amazonas avançou na pesquisa, mas ainda assim está abaixo da média nacional. Escolas de Boca do Acre, Manaus e Beruri lideram Ideb no Amazonas
Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM
Escolas de Boca do Acre, Manaus e Beruri lideraram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) de 2023, no Amazonas. A lista contempla, ainda, unidades escolares de Itacoatiara e Manacapuru. Os dados foram divulgados nessa semana, pelo Ministério da Educação, em Brasília.
A avaliação de 2023 mostrou que o Amazonas avançou na pesquisa, mas ainda assim está abaixo da média nacional. Nos anos iniciais, o estado apresentou 5,7 pontos – a média nacional é 6. Já nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o estado alcançou 4,8, 0,2 a menos que o índice do país.
No Ensino Médio, a média foi de 3,8, enquanto a média nacional foi de 4,3.
LEIA TAMBÉM: Manaus avança no Ideb de 2023, aponta Ministério da Educação
O g1 fez, neste sábado (17), um novo recorte dos dados, apresentando as escolas mais bem avaliadas no estado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Confira:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
No ranking das escolas que melhor pontuaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental está uma unidade educacional de Boca do Acre. A lista contempla, ainda, uma escola de Itacoatiara e outra de Manaus.
Escola Estadual Jacinto Ale (Boca do Acre): 8,7 pontos.
Escola Estadual Capitão-General Mendonça Furtado (Itacoatiara): 8,6 pontos.
Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho (Manaus): 8,6 pontos.
Anos Finais do Ensino Fundamental
Já no ranking das escolas mais bem avaliadas nos anos finais do Ensino Fundamental, Manaus liderou nas três primeiras posições. São elas:
Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo (Manaus): 6,9 pontos;
Escola Estadual de Tempo Intengral Marcantônio Vilaça II (Manaus): 6,9 pontos;
Escola Estadual Altair Severiano Nunes (Manaus): 6,6 pontos.
Ensino Médio
Por fim, a melhor escola de ensino médio do estado, segundo o Ideb, é a Escola Estadual Euclides Corrêa Vieira, de Beruri, que alcançou 6,1 pontos na avaliação. O ranking contempla, ainda, uma unidade educacional de Manaus e outra de Manacapuru. Confira:
Escola Estadual Euclides Corrêa Vieira (Beruri): 6,1 pontos;
Escola Estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II (Manaus): 5,8 pontos;
Instituto Federal do Amazonas – Campus Avançado Manacapuru (Manacapuru): 5,6 pontos.
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
Veja as notas do Amazonas
Anos iniciais do ensino fundamental:
Amazonas: 5,7
Média nacional: 6
Anos finais do ensino fundamental:
Amazonas: 4,8
Média nacional: 5
Ensino médio:
Amazonas: 3,8
Média nacional: 4,3

Adicionar aos favoritos o Link permanente.