Broncopneumonia: entenda o que levou à morte de Silvio Santos, aos 93 anos

O comunicador Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos. Segundo o Hospital Albert Einstein, onde ele estava internado há 17 dias, a causa da morte foi uma broncopneumonia.

Silvio Santos contraiu H1N1 em julho de 2024

Silvio Santos contraiu H1N1 em julho de 2024 – Foto: Alan Santos/Divulgação/ND

O dono do SBT contraiu H1N1 no mês de julho e estava se recuperando das sequelas desde então.

Silvio chegou a receber alta do hospital no dia 20 de julho, mas retornou no dia 1º de agosto.

O que é broncopneumonia?

Segundo a Rede D’Or, a broncopneumonia é uma inflamação que afeta os pulmões, atingindo especificamente estruturas internas como os brônquios e os alvéolos.

Essa condição pode ser localizada em áreas específicas dos pulmões ou se espalhar por todo o órgão, podendo até atingir a pleura, o tecido que reveste os pulmões e facilita seu movimento na caixa torácica.

A broncopneumonia ataca os pulmões e é mais frequente em pacientes internados em UTI's

A condição ataca os pulmões e é mais frequente em pacientes internados em UTI’s – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O que causa a broncopneumonia?

A broncopneumonia pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias que infectam os pulmões, levando a uma inflamação que pode se espalhar por todo o órgão.

Além disso, a condição pode surgir como consequência de outras doenças pulmonares mal tratadas, como a Influenza ou pela Covid-19.

Se essas infecções não forem acompanhadas de forma adequada, podem evoluir e afetar outras partes do pulmão, resultando em broncopneumonia.

Pacientes internados em UTI’s têm maior risco de desenvolver a broncopneumonia, especialmente quando estão usando aparelhos respiratórios.

Silvio Santos morreu no Hospital Israelita Albert Einstein

Silvio Santos morreu no Hospital Israelita Albert Einstein – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/ND

Qual o tratamento da broncopneumonia?

O tratamento pode envolver uma variedade de medicamentos, desde anti-inflamatórios para reduzir a inflamação até antibióticos, caso a infecção seja causada por bactérias.

Além disso, outros remédios podem ser usados para aliviar os sintomas, como nebulização com soro fisiológico, que ajuda a melhorar o conforto do paciente.

Para uma recuperação mais rápida, é importante que o paciente com broncopneumonia fique em repouso e mantenha-se bem hidratado, já que a condição é curável.

Em casos mais graves, onde há comprometimento significativo dos pulmões, pode ser recomendada a fisioterapia respiratória.

Alguns pacientes com broncopneumonia podem precisar de cuidados médicos mais intensivos, incluindo a internação hospitalar.

Condição afeta pacientes que tiveram infecções

Condição afeta pacientes que tiveram infecções – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Quais os sintomas da broncopneumonia?

Como na maioria dos casos a condição começa com outra doença que afeta os pulmões, como a gripe, os sintomas são bastante semelhantes aos de outros problemas respiratórios.

Para confirmar o diagnóstico de broncopneumonia, é necessário realizar exames complementares, como raio-X de tórax ou até mesmo uma broncoscopia.

Os principais sintomas de broncopneumonia incluem:

  • Tosse seca ou com catarro;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar (dispneia);
  • Lábios e extremidades azuladas;
  • Febre alta;
  • Suor;
  • Calafrios;
  • Fraqueza;
  • Cansaço.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.