De tijolos feitos de lodo a totem de energia solar: projetos de Etec’s do interior de SP são finalistas em feira tecnológica


Com propostas modernas e voltadas para sustentabilidade e educação financeira, as Etec’s Dr. Demétrio Azevedo Jr., de Itapeva (SP) e Waldyr Duron Júnior, de Piraju (SP), levarão alunos e projetos para a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que reúne exposições nacionais e internacionais. Projetos da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr., de Itapeva (SP), foram selecionados para Feteps em São Paulo
Divulgação
Com propostas sustentáveis, educativas e tecnológicas, projetos de duas unidades de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região de Itapetininga (SP), são finalistas da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que vai reunir trabalhos nacionais e internacionais entre os dias 19 e 22 de agosto.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr., de Itapeva (SP), vai participar do evento com três projetos, ente eles o “Alga Software for Employees”, “Alga Software for Management” e o “Tijolos cerâmicos com incorporação de lodo de estação de tratamento de esgoto”.
A unidade de Piraju (SP), a Etec Waldyr Duron Júnior, vai participar do evento com os projetos “E-Tech totem solar” e o “Help nas finanças”.
Com o intuito de coletar ideias inovadoras para solucionar problemas da sociedade, a Feteps vai apresentar 132 projetos, destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Etecs, das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A feira também terá a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nacionais e internacionais.
Os projetos serão avaliados por uma comissão de mais de 70 jurados, que vão levar em conta critérios como criatividade, inovação, viabilidade econômica e sustentabilidade. Os autores dos cinco trabalhos mais bem avaliados ganharão celulares de última geração, notebooks e tablets.
🖥️🧱Projetos finalistas da Etec de Itapeva
Os projetos tecnológicos da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr. são voltados para tecnologia e sustentabilidade.
O “Alga Software for Employees” e o “Alga Software for Management” foram desenvolvidos com apoio do professor Walter Dos Santos, buscando aprimorar a conexão entre funcionários e gestores.
A versão “for Employees”, traduzida para o português como dos funcionários, tem como foco a gestão da comunicação, para conectar funcionários, gestores e o departamento de recursos humanos.
“A plataforma simplifica a gestão de horas trabalhadas, permite solicitação de férias e controle de ausências, além de estabelecer um canal para sugestões e reclamações, entre outras funcionalidades. As equipes trabalham desde o início do ano letivo de 2024 mas o restante do produto será entregue no fim deste ano” conta Walter.
A versão “for Management”, traduzida como para gestão, é uma solução web voltada para os gestores de empresas e equipes de recursos humanos. A plataforma agiliza operações como cadastro de colaboradores, envio de notificações em tempo real e visualização da trajetória de cada funcionário.
“A tecnologia pode ser personalizada para atender às necessidades específicas das mais variadas modalidades de negócio”, finaliza Walter.
Projeto Alga Software for Employees, da Etec de Itapeva (SP), estará na feira da Feteps do Centro Paula Souza
Divulgação
O projeto de “Tijolos cerâmicos com incorporação de lodo de estação de tratamento de esgoto”, foi desenvolvido pelo professor Guaracy Filho e busca utilizar um material que deve ser descartado em algo reutilizável.
Projeto da Etec utiliza lodo para fabricar tijolos em Itapeva (SP)
Divulgação
“O lodo é um material que de tempos em tempos, precisa ser descartado. Nossa proposta foi incorporar o lodo a massa cerâmica e com isso dar uma alternativa de baixo custo ao descarte. O processo de fabricação de tijolos cerâmicos é simples e consiste em obter argila da natureza, moldar e queimar a 950 graus”, explica Guaracy.
O lodo que seria destratado é transformado em tijolos cerâmicos no projeto da Etec de Itapeva (SP)
Divulgação
🔌💸Projetos finalistas da Etec de Piraju
Para garantir que a população tenha bateria suficiente para manter-se conectada em qualquer lugar, os alunos da Etec Waldyr Duron Junior criaram um totem com energia solar, com conexão USB e USB-C em praças e parques para carregar dispositivos móveis.
O projeto “E-tech” da Etec de Piraju (SP) criou um totem movido a energia solar para carregar dispositivos móveis
Divulgação
Sob orientação do professor Paulo Afonso Júnior, o “E-Tech totem solar” seria colocado em ambientes públicos sem acesso a energia elétrica, contando ainda com um espaço de propaganda para patrocinadores.
“A gente tinha pensando em algumas dificuldades de localização de pontos de carregamento de celulares e dispositivos eletrônicos no geral, e como a gente trabalha com energia solar nos cursos da escola, a gente pensou em alguma coisa com uma placa solar”, explica o professor.
A ideia é que seja um objeto no meio do ambiente com incidência solar e possua a opção de carregamento à população. Segundo Paulo, a escola está tentando alinhar ideias com a prefeitura e instalar os totens em pontos específicos da cidade como pontos de ônibus e o Parque das Águas.
“Ele também iria funcionar com uma bateria, pois a noite ou bem manhã, esta bateria que seria responsável para carregar os dispositivos quando os dias não estiverem ensolarados”, finaliza.
Projeto da Etec de Piraju (SP) de totem de energia solar poderá ofertar carregamento à dispositivos móveis na cidade
Divulgação
O projeto “ Help nas Finanças”, coordenado pela professora Jamyle do Nascimento, foi criado para ajudar jovens a evitar problemas de endividamento no futuro, além de promover um aprendizado sobre educação financeira específico para esta faixa etária.
Os alunos criaram um tipo de cartilha informativa, com um QR Code que dá acesso a um vídeo com acessibilidade em Libras. A partir deste link, o público poderá fazer o download de uma planilha de uso pessoal, para controle financeiro.
“No processo de desenvolvimento do projeto, foi realizada uma pesquisa de campo que identificou um alto índice de endividamento na juventude, a cartilha ‘Help na Finanças’ tem a intenção de fornecer informações a fim de evitar este endividamento. O acesso é simples e o conteúdo é atualizado e de fácil entendimento para todos”, finaliza a professora.
Cartilha busca promover o aprendizado sobre educação financeira na Etec de Piraju (SP)
Divulgação
*Colaborou sob a supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.