‘De repente, vem um choque’: jovem de Joinville luta contra ‘pior dor do mundo’

Indianara Gonçalves de Azevedo, uma jovem de Joinville, vive diariamente com uma dor intensa e debilitante causada pela neuralgia do trigêmeo. Esta condição rara, muitas vezes descrita como a pior dor do mundo, resulta da disfunção do 5º nervo craniano, responsável pela sensibilidade de várias partes da face.


'De repente, vem um choque': jovem de Joinville luta contra 'pior dor do mundo'  - Gladionor Ramos/NDTV

1
2

‘De repente, vem um choque’: jovem de Joinville luta contra ‘pior dor do mundo’ – Gladionor Ramos/NDTV


A condição recentemente ganhou notoriedade após o caso de Carolina Arruda - Gladionor Ramos/NDTV

2
2

A condição recentemente ganhou notoriedade após o caso de Carolina Arruda – Gladionor Ramos/NDTV

A condição recentemente ganhou notoriedade após o caso de Carolina Arruda, uma brasileira que buscou a eutanásia em outro país, incapaz de suportar a dor insuportável da doença. A história de Indianara é igualmente angustiante e dolorosa.

“A dor é dividida em duas partes. A primeira é a que sinto diariamente, a cada segundo. É como se minha perna estivesse formigando constantemente, mas na face”, compartilhou Indianara em entrevista à Tribuna do Povo.

+ Médico em SC que já tratou a ‘pior dor do mundo’ descreve condição grave

As crises de dor, descritas como choques elétricos ou facadas que atravessam a cabeça, podem ser desencadeadas por atividades simples, como escovar os dentes, lavar o cabelo, ou até mesmo rir.

“Às vezes, estou vendo algo engraçado nas redes sociais e, de repente, vem um choque. Até um momento divertido perde a graça. E quando vou ao hospital, como explicar para o médico? ‘Doutor, eu estava rindo e de repente tive uma crise. Preciso de medicação’”, contou Indianara, emocionada.

O que é a neuralgia do trigêmeo?

A neurologista Laura Parolin explica que a neuralgia do trigêmeo acomete o nervo responsável pela sensibilidade da face. “Esse nervo é dividido em três ramos: frontal, maxilar e mandibular, que enervam diferentes áreas da face. A condição é rara, e muitos pacientes enfrentam atrasos no diagnóstico, pois os sintomas muitas vezes são confundidos com dor de dente”, esclareceu a especialista.

Jovem de Joinville luta contra 'pior dor do mundo'

A neuralgia do trigêmeo acomete o nervo responsável pela sensibilidade da face – Foto: Jovem-pior-dor-do-mundo (3)

Apesar do sofrimento diário, Indianara luta para manter sua identidade e continuar com suas atividades favoritas. “Eu queria que as pessoas entendessem que nós, com dores crônicas, continuamos sendo nós. Ainda existe a Indianara que gosta de passear, que tem vontade de ir a um restaurante, de comer algo diferente. Mas, às vezes, não posso, tanto por causa da dor quanto por dificuldades financeiras”, desabafou.

Busca por tratamento

Os custos do tratamento são elevados, e a família de Indianara enfrenta desafios para arcar com as despesas de consultas e medicamentos. Em apoio à jovem, a comunidade de Joinville está organizando uma feijoada solidária no dia 18 de agosto, no salão de festas da Paróquia Santa Luzia. Todo o lucro arrecadado será destinado ao tratamento de Indianara. Quem deseja colaborar pode adquirir ingressos ou fazer doações pelo número (47) 98842-5150.

Confira entrevista completa de Indianara, que luta contra a ‘pior dor do mundo’:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.