‘Notei pela voz do piloto que ele estava preocupado’, diz passageiro que desistiu de viagem após avião da Voepass fazer pouso de emergência


Dois casais desistiram de continuar a viagem após aeronave que decolou em Rio Verde (GO) pousar em Uberlândia (MG). Com exceção dos desistentes, 34 passageiros foram reacomodados em outros voos até o destino. Wilson Torrubia e José Ribamar Filho estão entre os passgeitros que desistiram de seguir viagem após pouso em Uberlândia
TV Integração/Reprodução
Quatro pessoas desistiram de continuar a viagem com a Voepass após a aeronave que decolou em Rio Verde (GO) e iria para Guarulhos (SP) apresentar problemas técnicos e fazer pouso de emergência em Uberlândia (MG).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O vídeo abaixo mostra o momento do pouso na noite desta quinta-feira (15). A TV Integração conversou com dois dos passageiros, que não seguiram viagem, a respeito do voo. Ambos disseram que o pouso foi tranquilo e as pessoas ficaram apreensivas, mas não houve pânico.
Wilson Torrubia é aposentado e estava retornando para casa, em São Paulo, com a esposa. Ele contou que, devido ao atraso de 6 horas do voo e ao pouso de emergência, perdeu compromissos.
“No caminho teve essa falha elétrica na aeronave. Notei pela voz do piloto, quando disse que pousaria em Uberlândia, que ele estava preocupado”, explicou o aposentado.
Ele desistiu de continuar a viagem com a Voepass após pousar em Uberlândia, pois não sentiu segurança com a empresa.
“Ninguém toma providências. Permitem uma empresa completamente sucateada atuar no mercado. Isso é inadmissível. Disseram que poderíamos ir em outra aeronave ou por via rodoviária, decidimos procurar outra empresa”, contou.
Momento do pouso do avião em Uberlândia que ia para SP
José Ribamar Filho é professor universitário e ia com a esposa para São Paulo a passeio. Ele retornaria para Rio Verde no domingo (18), mas desistiu da viagem após o atraso do voo e o pouso de emergência.
“A gente ia apenas passear. Então, depois disso tudo, resolvemos voltar de carro para casa. Ficamos tensos por causa de tudo que aconteceu semana passada [se referindo à tragédia de Vinhedo]. Acho que já deu, melhor voltar para casa”, conta.
De acordo com a empresa aérea, o pouso ocorreu por volta das 19h15 após a identificação de uma questão técnica. Em nota, a Voepass informou que a aeronave pousou com todos os sistemas operacionais em funcionamento.
Ainda conforme a companhia, 38 passageiros estavam no avião. Desses, dois casais desistiram de seguir a viagem. Os demais foram realocados em outro voo, também da Voepass, que deixou Uberlândia às 22h21 desta quinta.
‘Uma dor enorme no peito’, lamenta amigo de morador de Uberlândia morto em queda de avião no interior de SP
Há quase um ano, cinco empresários de Uberlândia morreram em queda de avião no Amazonas; relembre
Pouso desviado para Uberlândia
Imagem de radar mostra que o avião deu voltas no ar antes de pousar em Uberlândia
Flight Aware/Reprodução
O avião da Voepass Linhas Aéreas que decolou em Rio Verde (GO) e seguia para Guarulhos (SP) foi desviado para o aeroporto de Uberlândia (MG) devido a uma “questão técnica” na noite desta quinta.
Segundo apuração da TV Integração com passageiros no aeroporto de Uberlândia, a aeronave ATR 72-600, de prefixo PS-VPA, tinha saído da cidade goiana com seis horas de atraso.
Pouco tempo após a decolagem, o piloto informou problemas técnicos no avião, e a tripulação pediu pouso de emergência, momento em que a torre de controle de Uberlândia foi acionada.
A aeronave tem nove anos de atuação e está na malha da VoePass desde março de 2023. Antes, o turboélice voou em companhias aéreas da Malásia, da Noruega e da Ucrânia.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou, por meio de nota, que houve um transiente (problema elétrico) na aeronave.
“Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”, afirmou.
Ainda segundo a agência, representantes da Voepass irão se reunir com servidores da agência nesta sexta-feira (16) para tratar “sobre o processo de vigilância da empresa” e também da ocorrência com a aeronave que precisou pousar em Uberlândia.
Imagem registrada pelo site Flight Aware mostra o trajeto feito pelo avião da decolagem até o pouso na cidade mineira. Conforme o registro, a aeronave deu voltas antes de seguir para Uberlândia.
Em nota, a concessionária Aena, que administra o aeroporto, informou que o voo da Voepass PTB-2211 “declarou emergência às 18h54 e pousou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14”.
“O aeroporto destinou todos os recursos do Plano de Emergência para atender a operação, mas não houve necessidade de ativação e todos os passageiros desembarcaram com segurança, sem necessidade de atendimentos médicos. Não houve impacto às operações do aeródromo”, disse o comunicado.
Queda em Vinhedo
No dia 9 de agosto, outro avião da Voepass com 58 passageiros e quatro tripulantes saiu de Cascavel (PR) e seguia para Guarulhos (SP), quando caiu em Vinhedo (SP).
A aeronave voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorrências, até fazer uma curva brusca, despencar 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto e sumir do radar, após explodir no terreno de uma casa em um condomínio residencial.
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
Entre as vítimas estava Alípio Camilo dos Santos Neto, que era natural de Monte Carmelo, tinha 36 anos e morava em Uberlândia. O corpo dele foi enterrado na quarta-feira (14).
Alípio Camilo dos Santos Neto, morador de Uberlândia que estava entre as 62 vítimas que morreram na queda de um avião em Vinhedo
Reprodução/Arquivo pessoal
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.