Eleições 2024: quem são os candidatos a prefeito de Lages

A disputa com candidatos a prefeito de Lages tem cinco concorrentes. O pleito está marcado para 6 de outubro, com votação das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.

Em Lages, a maior cidade da Serra de SC, cinco candidatos disputam a prefeitura – Foto: Divulgação/ND

Os candidatos a prefeito de Lages terão suas documentações analisadas pela Justiça Eleitoral, que avalia se os critérios foram cumpridos. No pedido de registro também deverá constar o nome do vice-prefeito.

Quem são os candidatos a prefeito de Lages

Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Lages

Carmen Zanotto (Cidadania)

Carmen Emília Bonfá Zanotto, de 61 anos, é enfermeira e deputada federal desde 2011, quando foi suplente, e desde 2014, quando se elegeu. Desde então, a política se reelegeu duas vezes para a Câmara dos Deputados. Foi secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina em 2021 e, novamente, em 2023, na gestão de Jorginho Mello (PL). Seu candidato a vice-prefeito é o advogado Jair Junior, 29 anos.

Carmen Zanotto é a candidata do Cidadania à Prefeitura de Lages – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/ND

Claudia Bratti (PT)

Claudia Bratti, 60 anos, é advogada e pedagoga, mestra em Direito e Desenvolvimento Sustentável, especialista em Direito e Processo do Trabalho, em Controle de Gestão Pública Municipal e em Ciências Jurídicas. Foi controladora, procuradora e assessora jurídica de municípios. Atuou por 22 anos na Associação dos Municípios da Região Serrana. A aposentada Celi Garcia, 64 anos, é sua candidata a vice-prefeita.

Claudia Bratti (à esq.), candidata do PT a prefeita de Lages, com a vice, Celi Garcia – Foto: Divulgação/ND

Elizeu Mattos (MDB)

Elizeu Mattos tem 58 anos, é formado em Economia e tem longa carreira política. Passou por cargos como deputado estadual, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages e assessor no Senado Federal. Foi prefeito de Lages, eleito em 2012 para o mandato 2013-2016. O administrador Gilberto Zappellini, de 47 anos, filiado ao Democracia Cristã, completa a chapa como candidato a vice-prefeito.

Elizeu Mattos (à esq.), candidato do MDB a prefeito de Lages, e Gil Zappellini, seu vice – Foto: Divulgação/Milton Barão/ND

Leandro Brugnago (PCO)

O marceneiro, músico e sonoplasta Leandro Brugnago Borges tem 33 anos e disputa sua segunda eleição. Há dois anos, ele estreou na política como candidato do PCO a governador de Santa Catarina, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Seu candidato a vice-prefeito é o aposentado Antônio Carlos, de 66 anos, estreante em disputas eleitorais.

Leandro Brugnago é o candidato do PCO a prefeito de Lages – Foto: PCO/Divulgação/ND

Lio Marin (União Brasil)

Lio Marin tem 61 anos, é promotor de Justiça aposentado e concorre pela primeira vez a um cargo político. Em sua carreira no Ministério Público de Santa Catarina, Marin ocupou o cargo de Procurador Geral de Justiça, o mais alto dentro da instituição. O candidato mora em Lages há mais de 45 anos. O administrador Vinicius Borges, 39 anos, do partido NOVO, é seu candidato a vice-prefeito.

Lio Marin (à dir.), candidato do União a prefeito de Lages; Vinicius Borges é o vice – Foto: Milton Barão/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.