Bombeiros têm trabalho para controlar chamas de avião que caiu no interior de SP


Pela forma como o avião caiu, as equipes de socorro não tiveram nenhuma chance de resgatar alguém com vida. Equipes de socorro não tiveram chances de resgatar sobreviventes em queda de avião
Pela forma como o avião caiu, as equipes de socorro não tiveram nenhuma chance de resgatar alguém com vida.
Eram 13h24 quando o Corpo de Bombeiros recebeu as primeiras ligações sobre a queda do avião em Vinhedo. Sete equipes seguiram imediatamente para o condomínio de casas no bairro Capela. Moradores gravaram o momento do acidente. O avião bimotor caiu na área de lazer de uma casa e pegou fogo.
O Breno mora bem perto do local do acidente.
“Tenso. Pensei que ia cair em cima de casa. Graças a Deus, não foi”, conta.
O advogado Gilmar José Silva recebeu a ligação de um amigo, que teve a casa parcialmente atingida pelo incêndio.
“Ligou, falou: ‘Caiu aqui no meu quintal. Nós estamos aqui, a pessoa está lá na casa, não está podendo sair, mas está tudo bem’. Meu amigo, meu cliente”, diz.
“Só escutei o pipoco aqui e o desespero da turma. Vim desesperado correndo até aqui. Eu moro aqui dentro”, conta um morador.
Bombeiros têm trabalho para controlar chamas de avião que caiu no interior de SP
Jornal Nacional/ Reprodução
Os bombeiros tiveram trabalho para controlar as chamas. Receberam o apoio de soldados e da Defesa Civil de outras cidades. Por volta das 15h, o comandante-geral da Polícia Militar sobrevoou de helicóptero a área onde o avião bimotor caiu.
“O papel da Polícia Militar e de todas as instituições envolvidas é, primeiro, entender o que aconteceu, toda a dinâmica. Nós já estamos montando um posto de comando, uma força-tarefa para permanecermos alguns dias aqui para darmos todo o suporte necessário às instituições envolvidas”, diz Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar.
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo e não há sobreviventes
O prefeito de Vinhedo, que é médico, disse que ao chegar ao local teve a real dimensão da tragédia.
“A própria população viu o avião caindo e imediatamente me ligaram. Eu prontamente já liguei para a Santa Casa, já mandou duas ambulâncias, já chamamos os bombeiros, a nossa Sanebavi mandou um caminhão-pipa. As prefeituras no entorno, de Valinhos e Itatiba, já me ligaram, todo mundo querendo ajudar. Mas, infelizmente, quando chegaram aqui, não havia praticamente mais sobreviventes, porque houve uma queda total e a nave destroçou”, conta Dario Pacheco, prefeito de Vinhedo.
Agora, a cidade começa uma nova etapa: receber os familiares das vítimas.
“Nossa cidade é pequena. Nós temos dois hotéis, já reservamos as vagas disponíveis. Está todo mundo assustado, não sabe nem como agir nesse momento. Então, é uma tragédia. Nossa população está em pânico, nunca aconteceu isso aqui”, diz Dario Pacheco.
Quase cinco horas depois do acidente, cinco viaturas do IML que partiram de São Paulo chegaram ao Residencial Recanto Florido, em Vinhedo. Pela quantidade de viaturas, dá para se ter uma ideia do trabalho, que deve durar horas durante a noite.
O governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, que estava em um evento em Vitória, no Espírito Santo, também viajou para Vinhedo. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, também foi para o local.
“Nós temos companhias aéreas que estão disponibilizando translado de Cascavel para São Paulo. Os corpos serão deslocados daqui de Vinhedo para São Paulo, para o IML de São Paulo. Porque lá há mais estrutura para fazer os exames que serão necessários – exame de arcada dentária, exame de DNA. O estado vai reservar acomodações para as pessoas, disponibilizar o apoio, a assistência psicológica. Então, nós vamos ter assistentes sociais, psicólogos para dar o apoio, para dar o suporte para as famílias enquanto há esse processo de identificação”, diz Tarcísio de Freitas, do Republicanos, governador de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Avião que caiu em Vinhedo (SP) fez curva brusca e caiu quase 4 mil metros em 1 minuto; veja trajetória
Avião cai no interior de SP: estol é uma das possibilidades para queda, apontam especialistas; entenda
‘Falei pra me colocar no avião’, diz passageiro que perdeu voo de aeronave que caiu em Vinhedo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.