Eleições 2024: mais de 5,5 mil municípios vão escolher prefeitos e vereadores


O prazo para registrar candidaturas acabou nesta quinta-feira (15). O número atual de pedidos no TSE chegou a 441 mil candidatos – para prefeito, vice e vereador. Eleições 2024: mais de 5,5 mil municípios vão escolher prefeitos e vereadores
Reprodução/TV Globo
No Brasil, a campanha para as eleições municipais começa nesta sexta-feira (16).
Mais de 5,5 mil municípios vão escolher prefeitos e vereadores. O prazo para registrar candidaturas acabou nesta quinta-feira (15). Às 20h, o número de pedidos no Tribunal Superior Eleitoral passava de 450 mil candidatos: para prefeito, vice e vereador.
Eleições 2024: mais de 5,5 mil municípios vão escolher prefeitos e vereadores
Reprodução/TV Globo
A Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para analisar se a candidata ou candidato pode ser considerado elegível, ou seja, se não há impedimento – como, por exemplo, uma condenação em segunda instância da Justiça por crimes ou irregularidades administrativas.
A Justiça Eleitoral vai estar de olho no comportamento dos candidatos em todo o país a partir desta sexta-feira (16), quando começa a campanha, nas ruas e na internet. Estão liberados: comícios, carreatas, bandeiras de candidatos, adesivos e santinhos. Na internet, a campanha poderá estar nas redes sociais, mensagens e sites de candidatos. É proibido:
fixar propaganda em bens públicos, como postes e paradas de ônibus, e também em árvores e muros públicos;
distribuição de presentes como camisetas, chaveiros, bonés, canetas e cestas básicas;
shows de artistas para promoção de candidatos;
uso de símbolos ou frases semelhantes às de órgãos de governo ou estatais.
A multa pode chegar a R$ 25 mil. A propaganda no rádio e na TV só começa no dia 30 de agosto.
O cientista político Creomar de Souza lembra que o eleitor precisa ter cuidado com as informações que recebe.
“O eleitor ,precisa ficar atento, porque a possibilidade de ser dragado por esse volume enorme de informações, com uma quantidade considerável delas não sendo verdadeira, é sempre muito alta. O eleitor, em algum sentido, pode se utilizar do TSE, e talvez essa seja a grande vantagem do sistema, da forma como o sistema eleitoral brasileiro é montado, como uma espécie de salvaguarda”, afirma o cientista político Creomar de Souza.
LEIA TAMBÉM
Eleições 2024: PT de Lula e PL de Bolsonaro são adversários em 25 capitais e aliados em uma

Adicionar aos favoritos o Link permanente.