UNIFEB doa 1.350 kits de higiene bucal para crianças da Reserva Indígena Xakriabá


Ação do Projeto Maloca teve apoio de cirurgiões-dentistas formados pelo UNIFEB e da gestora da Clínica Odontológica
Crédito: Divulgação
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) atuou em mais um projeto de extensão, desta vez doando produtos de higiene bucal infantil e participando de atendimentos odontológicos na Reserva Indígena Xakriabá, localizada no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais.
Na região vivem mais de 11 mil indígenas em 35 aldeias e a equipe ficou instalada na Escola Indígena Xakriabá no Brejo Mata Fome, que tem como cacique Domingos Xakriabá. A ação foi desenvolvida entre os dias 6 e 14 de julho.
O Projeto Maloca é organizado pelo PAP (Projeto de Assistência à População), Organização Não Governamental e sem fins lucrativos, com sede em Barretos e administrada por alunos da FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos) Dr. Paulo Prata.
Ao todo, o UNIFEB doou 1.350 kits Sr. Dentuço, que contam com produtos de higiene bucal infantil. Os atendimentos odontológicos foram realizados por uma equipe composta também por cirurgiões-dentistas formados pelo Centro Universitário, com a apoio da Clínica Odontológica da instituição.
De acordo com a gestora da Clínica Odontológica do UNIFEB, Cristiane Ferreira, que foi voluntária do projeto e atuou como protética nos atendimentos, foram realizados 386 procedimentos odontológicos.
“Mais de 80 voluntários participaram da ação e realizaram 2.345 atendimentos em diversas especialidades médicas e odontológicas, além de procedimentos de lesões cutâneas e biópsia de pele, inserção de dispositivos intrauterinos (DIUS), doações de óculos e lentes de grau, entre outros”, destacou.
A equipe de cirurgiões-dentistas egressos do UNIFEB que participou do projeto foi composta por Alan Testa, Jhonatan Melani, Joana Darc S. Oliveira e Iasmin Bueno.
Cristiane explica que os atendimentos foram realizados na UBS da aldeia utilizando um veículo Van da Brasil Sorridente, além das visitas em domicílio para aqueles que não tinham condições de locomoção.
“Foi uma experiência inesquecível contribuir e ajudar neste projeto tão necessário. Tenho certeza que cada um deixou um pouco de si no território indígena, pois vi doação total de todos da equipe, uma entrega de carinho, compreensão e ajuda ao próximo. Levamos conosco a certeza de que se cada um fizer um pouquinho que seja, tornamos nosso planeta um lugar melhor para viver. Na aldeia me senti realizada como profissional e, principalmente, como ser humano”, enfatizou.
Para o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, contribuir com projetos como este é exercer a função de responsabilidade social que toda instituição de ensino deve prezar.
“Contamos com diversos projetos de extensão em apoio à comunidade e a Clínica Odontológica desenvolve um trabalho incrível há muitos anos em nossa cidade e região. Ampliar nossa atuação para áreas mais distantes, principalmente para populações com dificuldade de acesso a esses serviços, nos prova como nosso papel social é importante”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.