Língua branca e gosto ruim na boca: o que pode ser?


Especialista comenta quais são as principais causas desses incômodos bucais; confira Língua branca e gosto ruim na boca: o que pode ser?
Reprodução/Envato
Quando falamos de higiene bucal, logo pensamos na manutenção do sorriso. Isso porque, a escovação diária e o uso do fio dental estão relacionados a esse cuidado dos dentes. No entanto, a limpeza da língua também é muito importante e, geralmente, negligenciada.
A falta de atenção à higiene da língua é um grande problema e pode ser, inclusive, a causa dos principais incômodos na boca: mau hálito, língua esbranquiçada e gosto ruim na boca. O Dr. Marcelo Saldanha, especialista em estomatologia, explica um pouco mais sobre esses sintomas.
O que significa estar com a língua branca?
Segundo o especialista, a língua que apresenta uma coloração mais esbranquiçada, ou até mesmo acinzentada, possui uma indicação de acúmulo de biofilme bucal, conhecido também como placa bacteriana. O grau de complicação dessa condição pode variar de acordo com a higiene oral, o consumo de água, a dieta, além de doenças fúngicas e inflamatórias.
A língua esbranquiçada indica que estamos num processo que chamamos de disbiose bucal, ou seja, existe um desequilíbrio em nosso meio bucal.
De acordo com o Dr. Marcelo, esse desequilíbrio é favorável para bactérias patogênicas, principalmente as anaeróbicas, que são aquelas que vivem na ausência de oxigênio. Durante o sono, portanto, quando há menor circulação de ar e há diminuição do fluxo de saliva, é preciso ter uma atenção ainda maior para a higienização dessa área.
Isso tudo para evitar as consequências da língua branca que, além da questão estética, está relacionada com o mau hálito, refluxo gastroesofágico, alterações no paladar e também o gosto ruim na boca.
Gosto amargo na boca, o que pode ser?
Essa sensação de um gosto incômodo na boca pode ser causada por diversas situações. O estomatologia aponta algumas das principais:
Má higiene bucal.
Uso de determinados remédios, como antibióticos e antidepressivos.
Uso de suplementos multivitamínicos.
Refluxo gastroesofágico.
Gravidez ou menopausa.
Diabetes.
Infecções e inflamações respiratórias.
Diabetes.
Infecções virais e fúngicas na boca.
Tabagismo.
Ele reforça, no entanto, que essa alteração no paladar tente a ser resolvida ao ingerir algum alimento, beber água ou escovar os dentes. Caso o gosto amargo persista ou seja muita frequente, o recomendado pelo Dr. é a consulta com clínico geral ou um gastroenterologista para encontrar a causa do sintoma.
Reforçando a sua higiene bucal
Como o especialista indica, a principal causa de ambos sintomas, de uma forma geral, é a limpeza inadequada da boca. Pensando nisso, além de reforçar uma escovação completa, realizando também a escovação da língua e utilizando o fio dental diariamente, você também pode contar com produtos com liberação de oxigênio ativo.
A bluem, referência nessa tecnologia de oral care, possui uma linha completa de produtos de cuidados diários e cuidados intensivos. Conheça e transforme a sua saúde bucal!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.