Brasileiro faz análise independente da qualidade da água do Rio Sena em Paris


Mateus Seleme Brehmer é estagiário em uma empresa que faz equipamentos de coleta de água e está prestando serviço nas Olimpíadas 2024. Mateus coleta amostras do Rio Sena e publica as análises
Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Um jovem de Santa Catarina atua em uma das linhas de frente que analisa a qualidade da água do Rio Sena, em Paris, nas Olimpíadas 2024. Mateus Seleme Brehmer, é estagiário em uma empresa que faz equipamentos de coleta de água e está prestando o serviço na competição.
O estudante afirma que a empresa não está diretamente envolvida com o Comitê Olímpico, nem com a prefeitura de Paris, mas faz a coleta de forma independente. “Eu saio para coletar as amostras da água e depois publico as análises”, explica o jovem.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Natural de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, o brasileiro tem 24 anos e estuda Biociências – Bioquímica e Biotecnologia no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA), em Lyon, na França. Os dados analisados pela equipe são disponibilizados para a comunidade, de forma gratuita, em um site.
Segundo o brasileiro, as análises no Rio Sena encontraram, principalmente, a bactéria Escherichia coli, que vive no intestino dos animais de sangue quente. O germe fez com que a atleta belga Claire Michel desistisse da prova de triatlo misto na segunda-feira (5).
“É um indicador ambiental importante. Ela não é muito problemática, mas junto com ela, entende-se que pode haver outras formas de contaminação na água. É aquela ideia de onde tem fumaça tem fogo”, disse .
O caso da atleta belga retoma a polêmica sobre a qualidade da água do rio. Antes das provas que aconteceram no Sena, a Sociedade Francesa de Infectologia fez um alerta sobre o risco de contrair doenças em contato com a água.
Poluição do rio Sena provoca o adiamento do triatlo olímpíco
Experiência, diz catarinense
Para o catarinense, a experiência de contribuir com análises independentes do rio é maravilhosa.
— Estão sendo semanas maravilhosas, poder estar perto de um evento dessa magnitude, Paris está também muito legal durante os jogos, toda preparada. Experiência única poder estar participando de perto disso — disse.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
pa, no Oeste de Santa Catarina, perto de uma cova que teria sido cavada por ela e o atual companheiro a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.