Carro a base de hidrogênio, bicicleta que captura gás carbônico e descarte consciente: confira o que há no Rio Innovation Week


O evento contempla mais de 3 mil palestrantes e, à noite, promove show no Palco Flutuante. De acordo com a organização, a Rio Innovation Week deve receber 150 mil pessoas. Rio Innovation Week apresenta ao público soluções criativas que podem transformar o nosso dia a dia
A 4ª edição do Rio Innovation Week, que acontece no Pier Mauá, na Zona Central do Rio, chega ao fim nesta sexta-feira (16) mas ainda dá para conferir algumas das soluções tecnológicas apresentadas no evento para questões ambientais e de transporte.
O evento contempla mais de 3 mil palestrantes e, à noite, promove show no Palco Flutuante. De acordo com a organização, a Rio Innovation Week deve receber 150 mil pessoas.
4ª edição do Rio Innovation Week contempla mais de 3 mil palestrantes
Reprodução
Pelo espaço, há diversos pavilhões que mostram como a inovação pode mudar a cultura, a geração de energia, o agronegócio, a saúde e, ainda, o clima.
“Se expõe para a sociedade, para a população tecnologias que são, de certa forma, complexas, como descarbonização, inteligência artificial… de uma maneira simples. De uma maneira acessível, que o público possa entender esses conceitos e que possam ver como pode beneficiá-los no dia-a-dia”, detalha Romildo Toledo, diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ.
Exposição tecnológica do Grupo Sinergia
Reprodução
“As tecnologias são ferramentas que auxiliam o processo de aprendizado, mas, sobretudo, são ferramentas que auxiliam os alunos também a resolver problemas reais”, afirma Lucimar Motta, diretora acadêmica do Grupo Sinergia.
Conheça algumas das tecnologias expostas ao conhecimento no evento:
Carro movido a base de hidrogênio, projetado por dois estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Uma bicicleta que captura gás carbônico do ar enquanto o ciclista pedala, a fim de mostrar a importância da redução de carbono e do meio ambiente;
Obras artísticas com resíduos de equipamentos eletrônicos da artista plástica Patrícia Falabella.
Carro a base de hidrogênio projetado pelos estudantes da UFRJ
Reprodução
Bicicleta que captura gás carbônico
Reprodução
Obras com resíduos de equipamentos eletrôncios da artista plástica Patrícia Falabella
Reprodução
“É muito importante que a gente valorize aquilo que a inteligência artificial não reproduz: o afeto, o amor, a empatia, os cuidados com o nosso planeta e o descarte consciente”, afirma Patrícia.
Pensar em tecnologia para beneficiar o mundo é algo que tem acontecido cada vez mais cedo. Lucas Mathias, de 14 anos, criou um satélite de custo acessível para coletar dados de metereologia.
“Na prática, o projeto que desenvolvi possibilita o acesso a dedos de metereologia muito acessível e sem custo nenhum para qualquer pessoa que queira ter uma pesquisa mais profunda sobre clima, temperatura”, narra.
Lucas Mathias, de 14 anos
Reprodução
“É importante tocar na tecnologia, usar e desmistificá-la. Aqui, você tateia a tecnologia e entende como ela, hoje, é cada vez mais simples e adaptável ao seu mundo”, explica Fábio Queiróz, cofundador da Rio Innovation Week.
Para participar do Rio Innovation Week, acesse o site e confira os ingressos disponíveis.
4ª edição do Rio Innovation Week
Reprodução
4ª edição do Rio Innovation Week
Reprodução

Adicionar aos favoritos o Link permanente.