Eslane Paixão pretende implementar educação sexual nas escolas municipais


Entrevista faz parte de uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Salvador e conta com a presença de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia. Eleições 2024: Eslane Paixão pretende implementar educação sexual nas escolas municipais
A candidata à prefeitura de Salvador pelo Unidade Popular (UP), Eslane Paixão, foi entrevistada, na manhã desta quinta-feira (15), na sabatina da Central de Eleições da Rede Bahia. Ele destacou que, caso seja eleita, pretende implementar educação sexual nas escolas municipais e criar uma empresa pública de aplicativos de entrega.
NOTÍCIAS: conheça página especial Eleições na Bahia
Eslane Paixão foi a quarta convidado nesta rodada de entrevistas da Central de Eleições com os candidatos à prefeitura de Salvador. A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio. As sabatinas vão ocorrer entre 12 e 19 de agosto, das 9h30 às 11h, com transmissão, ao vivo, no g1 Bahia e no iBahia, além das plataformas digitais da Bahia FM. Os candidatos vão responder perguntas feitas pelos jornalistas Fernando Sodake (TV Bahia), Jade Coelho (g1 Bahia), Iamany Oliveira (iBahia) e Emmerson José (Bahia FM).
Eslane Paixão, candidata à prefeitura de Salvador
TV Bahia
Um dos pontos defendidos pela candidata é a implementação da educação sexual nas escolas municipais. Segundo ela, o projeto tem como um dos objetivo prevenir os crimes de abuso sexual infantil, que muitas vezes acontecem dentro de casa, cometidos por pais, padrastos e tios. Elasne acredita que os próprios professores da Rede Municipal conseguiriam abordar o tema na sala de aula.
“Com essa iniciativa, a gente visa que menos crianças sofram o que sabemos que hoje é a realidade do nosso país. O objetivo é ter escolas onde as crianças sejam de fato acolhidas, porque hoje isso não acontece de fato”, afirmou.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
Ainda no tema da educação, a candidata pretende implementar o tempo integral nas escolas municipais. Segundo ela, a medida geraria mais empregos e consequentemente mais renda, além de garantir a segurança das crianças. Ela também acredita que seja possível usar estruturas municipais já existentes para abrir mais unidades educacionais em Salvador, visto que muitas crianças adolescentes precisam se deslocar para outros bairros para conseguir estudar, devido a falta de vagas em creches e escolas.
Eleições 2024: Eslane Paixão fala sobre criação de empresa pública de aplicativos
ANÁLISE: entenda o atual cenário político na disputa eleitoral em Salvador
No que se refere a empregabilidade, Eslane Paixão defende a criação de uma empresa pública de aplicativos de entrega. O objetivo é garantir a dignidade dos trabalhadores que atuam no ramo, já que, segundo ela, o modelo atual é ancorado no lucro dos grandes empresários. Com a medida, o trabalhador seria ouvido desde o momento da criação da empresa e participaria da gestão dos recursos.
“O modelo atual parte de uma lógica capitalista onde é preciso precarizar esse trabalho. A gente sabe que essa precarização não é obra do acaso, ela é feita para que essas pessoas se matem trabalhando e não tenham acesso ao básico. Estamos falando sobre as pessoas poderem trabalhar dignamente”, explicou.
Eleições 2024: Eslane Paixão fala sobre a Guarda Civil Municipal
PERFIS: saiba quem são os candidatos à prefeitura em Salvador
No campo da segurança pública, a candidata defende a desmilitarização da guarda municipal. Para ela, os dados mostram que o armamento não é o caminho, afinal a Bahia segue sendo apontada como o estado que mais mata no Brasil. Eslane Paixão afirma que esse modelo seguido no país é uma herança da ditadura militar e precisa passar por uma reforma estrutural, inclusive legislativa.
No seu projeto de governo, ela defende que a atuação da guarda municipal deve ser focada na proteção do patrimônio público e da população soteropolitana, além de atuar no combate à violência contra a mulher e pessoas LGBTQIAPN+, questões que atualmente não estão previstas na lei. Por isso, ela afirma que seria necessário um debate com os poderes executivo e legislativo para fazer as modificações necessárias.
“A desmilitarização da guarda municipal é essencial pra começar um debate de segurança pública onde o cidadão não seja visto como inimigo. A mudança vai perpassar por uma mudança estrutural, porque do jeito que está hoje não dá pra se sentir seguro”, disse.
Pinga fogo:
Ao final da entrevista, o candidato foi questionado pelos jornalistas se é contra ou a favor de questões sensíveis e que estão em debate na sociedade. Confira as respostas:
Redução da maioridade penal pra 16 anos: contra
Uso de câmeras no fardamento da Polícia Militar: a favor
Foro privilegiado para políticos: contra
Concessão ou privatização de empresas públicas: contra
Militares em cargos executivos: contra
Cotas nas universidades públicas: a favor
Legalização da maconha: contra
Prisão da mulher em caso de aborto: contra
Adoção de crianças por casais homoafetivos: a favor
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos das eleições 2024 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.