Políticos e lideranças do ES lamentam morte de Maria Alice Lindenberg


Maria Alice morreu nesta quinta-feira (15) aos 87 anos, por insuficiência respiratória devido a complicações de fibrose cística. Maria Alice Paoliello Lindenberg era acionista da Rede Gazeta, jornalista e pedagoga. ELa morreu aos 87 anos no Espírito Santo no dia 15 de agosto de 2024
Reprodução/TV Gazeta
Com a morte de Maria Alice Paoliello Lindenberg na manhã desta quinta-feira (15), políticos, empresários e lideranças lamentaram sua partida nas redes sociais. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) decretou luto oficial no estado por três dias.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Renato Casagrande comentou ao vivo em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo desta quinta-feira, sobre o legado de Maria Alice na construção da sociedade capixaba.
“Assim que eu soube do falecimento da Maria Alice pedi para decretar luto pela importância dela, pela sua história, dedicação ao nosso estado. É uma forma da gente reconhecer todo o trabalho e história dela no estado. Minha solidariedade a Rede Gazeta e a família Lindenberg. Eu tive a oportunidade de conviver com ela no tempo que estive a frente no primeiro governo como deputado federal, senador, vice governador e deputado estadual. Uma pessoa sempre gentil, elegante, mas muito humilde, muito atenciosa e com uma sensibilidade muito grande. Como ser humano, um ser humano que se dedicava a dar atenção as pessoas. Perdemos uma grande liderança, uma grande figura, uma grande pessoa”, disse Casagrande.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, citou a tristeza pela partida de Maria Alice.
“Maria Alice era uma mulher forte, que exerceu um papel de liderança importante na comunicação do nosso estado. Ao mesmo tempo, sua sensibilidade foi fundamental para o fortalecimento da identidade e da cultura capixaba. Minha solidariedade à família, aos funcionários da Rede Gazeta e aos amigos de Maria Alice”, disse Hartung.
Ex-governador Paulo Hartung fala sobre importância de Maria Alice para o ES
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) se solidarizou com familiares e amigos da jornalista e relembrou que Maria Alice foi filiada ao sindicato.
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União Brasil), disse sobre a admiração que tinha por Maria Alice.
Initial plugin text
A Secretaria da Cultura (Secult) lamentou o falecimento da jornalista Maria Alice Paoliello Lindenberg, figura importante para a comunicação institucional no Espírito Santo por mais de três décadas. Além de estruturar o setor institucional da Rede Gazeta, Maria Alice foi repórter no caderno de cultura do jornal, além de grande incentivadora da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, revelando sua importância para as artes e cultura do estado.
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) manifestou seu mais profundo pesar pelo falecimento de Maria Alice Paoliello Lindenberg, respeitada jornalista e líder de Relações Institucionais da Rede Gazeta. Durante mais de 30 anos, Dona Maria Alice, como era conhecida, desempenhou suas funções com brilhantismo e dedicação, deixando um legado imensurável de compromisso, ética e dedicação.
Neste momento de dor, a Findes se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho. Que sua memória seja sempre lembrada por sua capacidade de articular diálogos construtivos e por sua contribuição ao fortalecimento das relações institucionais no Espírito Santo.
Prefeitos lamentam perda
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também lamentou a morte e disse que Maria Alice deixa uma marca importante na arte, cultura e filantropia através do seu trabalho na Rede Gazeta. Além disso, o prefeito também decretou luto oficial na cidade por três dias.
“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Maria Alice Lindenberg, uma personalidade que deixa uma marca importante na comunicação, arte, cultura e filantropia, através do seu trabalho na Rede Gazeta. Meus sentimentos à família e amigos neste momento de dor. Que sua memória inspire gerações”, publicou o prefeito.
Arnaldinho Borgo (Podemos), prefeito de Vila Velha, gravou um vídeo assim que recebeu a notícia da morte de Maria Alice.
“Recebi com muita tristeza a partida de Dona Alice. Deixo meu sinceros sentimentos aos filhos Café, Letícia e Beatriz, aos netos, extensivo a toda família e amigos da Rede Gazeta, empresa que ela tanto amava e ajudou a estruturar ao lado do jornalista Cariê Lindenberg. A dona Alice é parte importante dessa história da comunicação capixaba. Dona Maria Alice era uma pessoa discreta, mas sempre muito acolhedora. Compromissada com as causas sociais, dedicada a filantropia, artes e música. Com certeza vai fazer muita falta a todos nós capixabas”, comentou.
Sérgio Vidigal (PDT), prefeito da Serra, apontou a importância do trabalho de Maria Alice. “Fizemos alguns projetos [para a educação] coordenados por ela aqui no município da Serra […] Entre nós, viveu uma grande mulher, que construiu uma grande história”, pontuou Vidigal.
Maria Alice foi casada com o empresário e jornalista Cariê Lindenberg, fundador da Rede Gazeta, que faleceu em 2021. Com ele teve três filhos – Carlos Fernando (Café), Letícia e Beatriz
Mônica Zorzanelli
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) também lamentou o falecimento da jornalista. Segundo Euclério, Dona Maria Alice “contribuiu muito para o jornalismo do Espírito Santo e do Brasil, trabalhando de maneira ética e comprometida com o Estado”. Em vídeo divulgado nesta manhã, o prefeito cariaciquense também desejou conforto aos familiares de Maria.
Bruno Marianeli (Republicanos), prefeito de Linhares fez um vídeo para lamentar a partida de Maria Alice. “Mulher culta, grande esposa, mãe e avó exemplar. Teve participação ativa nos veículos da Rede Gazeta, especialmente na área de cultura e educação. Frequentou muito nossa querida Linhares, na Fazenda Três Marias. A gente tem certeza que vai deixar um grande vazio”, lamentou.
Victor Coelho (PSB), prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, prestou condolências aos familiares e amigos de Maria Alice, afirmando que a jornalista deixa um legado para o Espírito Santo.
“Uma mulher à frente de seu tempo, que deu enorme contribuição nas áreas de educação, cultura e projetos corporativos com ações que fizeram e ainda fazem a diferença na vida dos capixabas. É uma perda enorme para o Espírito Santo, mas que deixa um grande legado. Tenho certeza que a história de Dona Maria Alice sempre nos servirá de inspiração”, disse Coelho.
Guerino Balestrassi (PSC), prefeito de Colatina, disse, em vídeo enviado ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, que Maria Alice Lindenberg foi importante na presença da Rede Gazeta na cidade colatinense no início dos anos 2000.
Segundo Guerino, Dona Maria Alice era uma mulher simples, humilde e elegante que gostava de ajudar e vez as pessoas felizes.”Muito obrigado por tudo que contribuiu no nosso município e a nossa região. A relação que tivemos com seus filhos, o Café, a Letícia e a Beatriz, fez também que a gente evoluísse mentalmente e melhorasse a nossa sociedade”, disse o prefeito.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.