Inova Mais: Edital fomenta projetos de inovação


Estudantes do ensino médio, técnico e pesquisadores podem se inscrever para participar até o dia 5 de agosto. Para promover à inovação em Mato Grosso do Sul e estimular a pesquisa voltada a ciência e tecnologia, o Sebrae/MS e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), lançaram, no dia 15 de julho, o Edital de Fomento à Inovação e Empreendedorismo – Inova Mais.
O edital faz parte de um convênio firmado com o Sebrae/MS para fomentar a cultura da inovação.
Assessoria
A iniciativa é voltada para a seleção de projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio e técnico ou por pesquisadores da graduação e pós-graduação de instituições de ensino públicas e privadas nas áreas de agronegócio, smart city, saúde, bioeconomia, biotecnologia, sustentabilidade e energias renováveis. Interessados em participar podem fazer a inscrição até o dia 5 de agosto, de forma on-line, pelo link bit.ly/editaldecredenciamentoinovamais.
De acordo com o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o edital faz parte de um convênio firmado com o Sebrae/MS para fomentar a cultura da inovação. O intuito é incentivar iniciativas na área e despertar o meio acadêmico para novas oportunidades de negócio, além de promover a integração com o mercado.
“Muitas vezes, as pesquisas têm potencial para gerar um novo produto ou serviço, ou seja, podem se transformar em algo que vire um negócio, então, esse edital vem para estimular isso. Sem falar que também é uma forma de fazer com que todo esse conhecimento possa ajudar quem já empreende, por isso queremos proporcionar a conexão do pesquisador com o mercado. O intuito é fomentar um ambiente favorável a agregação de valor, por meio da pesquisa científica e, principalmente, da inovação”, destacou Senna.
Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a iniciativa é um passo importante para trazer oportunidades de inovação ao meio empresarial. “Com esse estímulo, facilitamos o acesso dos empresários a adoção de medidas inovadoras, vinculadas à ciência e tecnologia, que podem trazer melhores resultados para as empresas, tornando os pequenos negócios mais competitivos no segmento em que atuam”, pontuou Amarilha.
Sobre o edital
Depois do término do período para a submissão dos projetos que será até o dia 5 de agosto, as propostas enquadradas no edital serão divulgadas a partir do dia 19 do mesmo mês. Após essa primeira etapa, os projetos serão submetidos a uma análise referente ao mérito e relevância, quando serão selecionadas 20 propostas para participar da terceira e última fase que é a apresentação de um pitch referente ao plano de negócio da ideia apresentada.
Os três melhores projetos serão selecionados e classificados em 1º, 2º e 3º lugar com premiação específica para cada colocação. O primeiro colocado ganha a participação em um evento nacional de empreendedorismo e inovação; já quem ficou em segundo lugar será premiado com a participação em um evento estadual relacionado a mesma temática; e o terceiro classificado recebe uma vaga para participar do curso Bootcamp, ministrado pelo Sebrae/MS. A divulgação do resultado está prevista para o dia 10 de outubro deste ano.
Para mais informações, acesse o edital completo ao clicar aqui ou entre em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.