Dinamarca: País nórdico atrai turistas do mundo inteiro

Apontado como um dos países com o povo mais feliz (ficou em segundo lugar no levantamento de 2023 da ONU), a Dinamarca tem atrações que fascinam os visitantes: natureza, história, cultura. Conheça esse lugar especial.
A Dinamarca é um arquipélago formado por mais de 400 ilhas, mas apenas 78 delas são habitadas. São 5,8 milhões de habitantes.
O país é referência mundial em arquitetura e design. A capital Copenhague é repleta de construções medievais e edificações funcionais adaptadas ao clima frio de lá.
Foi na Dinamarca que surgiu o Lego. A Legoland original está localizada em Billund, a 270 km de Copenhague.
Recentemente, o Estadão publicou reportagem mostrando que Copenhague tem estacionamentos para bikes nas estações de metrô e de ônibus, além de semáforos sincronizados para que os ciclistas circulem em horário de pico sem paradas e a uma velocidade média de 20 km/h.
A capital dinamarquesa tem 338 km de ciclovias e quase metade da população pedala todos os dias, sendo que 90% das pessoas têm bicicleta em casa. Há mais bikes do que moradores.
Até por isso, o cuidado com a faixa de pedestres é lei. Atravessar a rua fora da faixa pode resultar em multa de 700 coroas dinamarquesas, o equivalente a R$ 500.
Valorizar os pequenos prazeres da vida tem nome na Dinamarca: Hygge. O termo se refere às sensações de bem-estar e contentamento derivadas dos prazeres mais simples e cotidianos.
O alfabeto dinamarquês possui apenas três letras: æ, ø e å. As demais letras são as mesmas 26 do alfabeto latino (ou romano), usado, inclusive, no Brasil.
Nos meses de julho, no meio do verão no hemisfério norte, costuma ocorrer o Congresso Mundial de Papais Noéis. O evento é tradicional no país, desde a primeira edição em 1957, e tem quatro dias de duração.
Foi em território dinamarquês que o conceito de asfaltofone surgiu. Em 1995 a primeira rodovia musical foi criada por dois artistas. As elevações em espaços regulares fazem com que o carro produza um som musical ao passar por ali.
Em alguns dias da semana, as crianças têm aula na floresta. Nesses dias, elas aprendem a subir em árvores, cortar madeira e a desenvolver o contato com a natureza.
O nome Bluetooth, hoje referente à Tecnologia, também existiu no século 10. Assim era chamado Haroldo I, rei da Dinamarca apelidado de Blatand (Dente Azul, em dinamarquês), provavelmente devido à tonalidade escura dos seus dentes. Especula-se que pode ter sido por alguma doença.
A Fastelavn é a festa tradicional que comemora o fim do inverno. Realizada desde 1500, a festa celebra o fim da estação que representa simbolicamente o mal e a escuridão.
Com 440 anos de existência, o Bakken é o parque de diversões mais antigo do mundo. Tendo resistido a guerras, o local hoje conta com 32 atrações mecânicas e 35 jogos.
Além do primeiro, a Dinamarca possui também o segundo parque mais antigo do mundo: o Tivoli, inaugurado em 1843. Os Jardins de Tivoli recebem cerca de 4 milhões de visitantes por ano.
A Dinamarca é uma Monarquia Constitucional, em que, desde 1972, o poder é exercido pela Rainha Margarida II. Após a morte de Elizabeth II, do Reino Unido, Margarida é atualmente a monarca que está há mais tempo no trono na Europa.
Uma das atrações mais famosas da Dinamarca é a escultura da Pequena Sereia, em Copenhague.
Medindo apenas 1,25 metro e pesando 180 kg, a estátua é um símbolo do país. E é o monumento mais visitado na capital dinamarquesa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.