Operação Amazônia Viva: três homens são presos suspeitos de desmatar mais de 39 hectares em área da União, em Prainha


A Operação Amazônia Viva é uma iniciativa integrada por diversos órgãos ambientais e de segurança pública, que atuam com base em informações de satélites para identificar áreas críticas de desmatamento. Policiais na área que está sendo fiscalizada devido desmatamento e extração ilegal de madeira
Polícia Civil
Três homens foram presos e um adolescente apreendido suspeitos de envolvimento em crimes ambientais no município de Prainha, oeste do Pará. A prisão aconteceu durante uma operação ambiental denominada “Amazônia Viva”. A ação faz parte de uma força-tarefa que visa combater o desmatamento ilegal na região amazônica.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os suspeitos foram presos pela Polícia Civil durante uma fiscalização que aconteceu em uma área pública federal. No momento da abordagem, os agentes identificaram cinco pessoas no local, entre elas um adolescente. Um dos suspeitos conseguiu fugir, mas três adultos e o adolescente foram encaminhados à 16ª Seccional Urbana de Santarém.
Segundo o delegado Kleidson Castro, responsável pela operação, os homens foram flagrados em plena atividade de desmatamento, utilizando motosserras e facões.
“Os fiscais ouviram o barulho das motosserras enquanto estavam em diligência e se deslocaram imediatamente para o local indicado por coordenadas geográficas. Lá, constataram que se tratava de um desmatamento ilegal, com mais de 39 hectares já devastados no momento da abordagem”, relatou o delegado.
Além das prisões, quatro motosserras foram apreendidas e levadas para a delegacia, onde serão mantidas como prova do crime. Os três adultos foram autuados por desmatamento em terra pública e corrupção de menores, uma vez que envolviam o adolescente na atividade ilícita. Devido à gravidade das acusações, que preveem penas superiores a quatro anos de reclusão, não foi concedida fiança aos suspeitos, que foram encaminhados ao presídio e estão à disposição da justiça.
Quanto ao adolescente, foi registrado um Termo de Ocorrência Circunstanciado, e ele foi entregue ao responsável legal.
A Operação Amazônia Viva é uma iniciativa integrada por diversos órgãos ambientais e de segurança pública, que atuam com base em informações de satélites para identificar áreas críticas de desmatamento. O delegado Kleidson Castro informou que as operações continuarão a ser intensificadas na região.
“Estamos focados em verificar outros pontos críticos e garantir que esses crimes ambientais sejam combatidos com rigor,” afirmou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.