Conheça os principais serviços oferecidos pelo CREA-SC

Com mais de 77.042 profissionais e 21.171 empresas registradas, o CREA-SC tem uma presença relevante no estado de Santa Catarina – Foto: Divulgação

Imagine um projeto de construção de uma casa ou um edifício, ou que seja preciso construir uma ponte para ligar uma região a outra. Tudo isso precisa ser feito dentro dos padrões estabelecidos e com o acompanhamento de um responsável técnico, para não trazer riscos de desabamento e outros perigos à sociedade.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) fiscaliza  obras, serviços e regulamenta o exercício de profissionais e empresas, valorizando as áreas da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, coibindo a atuação de leigos e prezando pela segurança e qualidade de vida.

Na área de agronomia, por exemplo, o CREA-SC verifica a presença de engenheiros agrônomos responsáveis pelas lavouras. Esses profissionais orientam os agricultores sobre o uso correto de agrotóxicos, além de como implementar estratégias para controle de pragas e doenças. Isso significa verificar se as plantas estão saudáveis e se os agricultores estão usando agrotóxicos de forma pertinente, seguindo as normas.

O papel do CREA-SC na região

Com mais de 77.042 profissionais e 21.171 empresas registradas, a instituição tem uma presença relevante no estado de Santa Catarina. O órgão atua para reafirmar a autoridade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida na cidade e no campo.

Este ano acontecerá a 2ª edição do Crea Summit, nos dias 22 e 23 de novembro no Expocentro, em Balneário Camboriú, para promover o debate do empreendedorismo e as novas tendências do setor.


Este ano ocorrerá a 2ª edição do Crea Summit, em Balneário Camboriú, para discutir inovação e empreendedorismo no setor de engenharia, agronomia e geociências - Foto: Cristiano Estrela

1
2

Este ano ocorrerá a 2ª edição do Crea Summit, em Balneário Camboriú, para discutir inovação e empreendedorismo no setor de engenharia, agronomia e geociências – Foto: Cristiano Estrela


Este ano ocorrerá a 2ª edição do Crea Summit, em Balneário Camboriú, para discutir inovação e empreendedorismo no setor de engenharia, agronomia e geociências - Foto: Cristiano Estrela

2
2

Este ano ocorrerá a 2ª edição do Crea Summit, em Balneário Camboriú, para discutir inovação e empreendedorismo no setor de engenharia, agronomia e geociências – Foto: Cristiano Estrela

“Estamos ampliando e consolidando nossos programas, com foco em inovação e entrega de serviços aos profissionais, como o Inova Crea, que busca por soluções modernas e eficientes e fomenta essa cultura em nosso sistema. Trabalhamos intensamente nas atividades de fiscalização, inserindo novas tecnologias para coleta de dados, acompanhamento e controle de atividades, fortalecendo os serviços como um todo”, afirma o presidente do CREA-SC, o engenheiro Kita Xavier.

Entre os serviços e programas do Conselho estão a Unicrea, Universidade Corporativa que oferece cursos online gratuitos de temas de interesse profissional; os programas CreaJr e Crea Jovem, trazendo os estudantes para o sistema, bem como criando oportunidades e parcerias que auxiliem os profissionais recém-formados.

O Crea Acelera, programa destinado às microempresas, com inúmeras oportunidades está sendo expandido; assim como o Comitê Consultivo Empresarial, que objetiva fomentar a proximidade entre os empresários e o CREA-SC por meio da difusão de iniciativas e serviços ofertados pelo Conselho.

O presidente destaca ainda  a regionalização das ações e da comunicação e a aproximação com o MEC, com o objetivo de promover a melhoria das matrizes curriculares dos cursos da área tecnológica e a qualidade do ensino em Santa Catarina. Além disso, a Política de Patrocínio em 2024 contou com investimentos de R$ 4 milhões, apoiando iniciativas de profissionais e empresas de todo o estado.

“Precisamos de profissionais capacitados para atender as necessidades do mercado e dar suporte para que pesquisas e trabalhos técnicos contribuam para o desenvolvimento da engenharia e da sociedade”, relata Kita Xavier.

CREA Jovem e o Júnior –  segundo Rodrigo Espíndola, Coordenador de Integração Profissional do CREA-SC, o programa CreaJúnior é o início da jornada profissional, conectando os  estudantes ao sistema e ao mercado..

Já o Crea Jovem é focado em profissionais recém-formados, oferecendo atividades que visam o desenvolvimento técnico e social. “O programa CREA Jovem é recente, mas já vem impactando positivamente os jovens profissionais. Para esse ano queremos ampliar ainda mais as ações melhorando ferramentas de bolsa de oportunidades de emprego e de mentoria para que os recém-formados possam ter um direcionamento mais assertivo na sua jornada profissional” destaca Espindola.

Serviços oferecidos pelo CREA-SC

O CREA-SC fiscaliza obras, serviços e regulamenta o exercício de profissionais e empresas – Foto: CREA-SC/Divulgação

O CREA-SC é uma autarquia federal e é encarregado da fiscalização das profissões do setor tecnológico relacionadas ao sistema, sendo vinculado ao CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

A instituição disponibiliza o acesso a plataformas digitais e a diversos processos, como o de registro e Certidão de Acervo Técnico (CAT). Para os profissionais, o sistema CreaNet possibilita o acesso a informações cadastrais, consulta a processos de infração e emissão de certidões de registro.

Ele também permite a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), certidões de acervo técnico e certidões de obras em andamento. Além disso, os usuários podem realizar a baixa de ARTs por meio da plataforma.

Registro e CAT

O registro no CREA-SC, tanto de profissionais, como de empresas, é essencial para o exercício legal da profissão.

Isso garante que apenas aqueles que realmente estão capacitados possam atuar em áreas que exigem conhecimento técnico especializado. Para a sociedade, ter profissionais registrados significa maior segurança na contratação de serviços.

A Certidão de Acervo Técnico (CAT) atesta a experiência do profissional em obras e serviços realizados. A emissão da CAT é um serviço importante oferecido pelo CREA-SC, pois comprova a capacidade técnica do profissional e é necessária para a participação em licitações e contratos públicos.

Estrutura organizacional e processos internos

O CREA-SC possui uma estrutura organizacional composta por inspetorias, escritórios regionais e postos de atendimento que facilitam a gestão e fiscalização das atividades profissionais. Cada unidade tem um diretor regional e responsabilidades específicas, com inspetores que buscam garantir o cumprimento das normas e dos regulamentos.

A estrutura descentralizada possibilita uma maior proximidade com os profissionais e empresas registradas, promovendo uma comunicação eficiente e atenta às necessidades locais.

Das entidades e instituições de ensino vinculadas há os conselheiros que formam o plenário, órgão da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho.

Atualmente são 97 profissionais que trabalham honorificamente, além de 30 diretores regionais e 375 inspetores no estado.  Um programa recém lançado é o Clube de Vantagens, que oferece aos registrados  benefícios e descontos em mais de 25 mil empreendimentos cadastrados.

Um dos principais atrativos desse programa é o sistema de cashback, que permite zerar a anuidade e receber de volta uma porcentagem do valor gasto em compras realizadas nos estabelecimentos parceiros, como postos de gasolina, farmácias, lojas de eletrodomésticos, restaurantes, entre outros.

Para mais informações sobre o CREA-SC acesse o site ou visite as redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.