Convenções confirmam quatro candidatos à Prefeitura de Barreiras; veja quem são


Partidos oficializaram chapas e coligações na última semana. Prazo para registro na Justiça Eleitoral termina em 15 de agosto. Quatro candidatos vão disputar a Prefeitura de Barreiras, cidade no oeste da Bahia. Os nomes foram confirmados pelos partidos e coligações em convenções realizadas até a última sexta-feira (2). Após essa etapa, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral.
Confira a página de Eleições 2024 do g1 Bahia
Confira os nomes e a trajetória de cada candidato
Davi Schmidt (Novo)
Novo oficializa candidatura de Davi Schmidt à Prefeitura de Barreiras
Divulgação/Assessoria Partido Novo
O candidato do partido Novo à prefeitura da cidade é Davi Schmidt. Ele forma chapa com o Coronel Uzêda como postulante a vice-prefeito. A sigla se aliou ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) na coligação “Um Novo Caminho para Barreiras”.
Davi Schmidt é formado em Administração e Gestão de Empresas e atuou como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) por 12 anos. O nome dele foi confirmado na disputa em convenção restrita para correligionários dos partidos.
Danilo Henrique (PP)
Progressistas oficializa candidatura de Danilo Henrique à Prefeitura de Barreiras
Divulgação/Partido Progressista
Danilo Henrique foi o candidato escolhido pelo Partido Progressistas. Ele encabeça a chapa que tem Karlucia Macedo (MDB) como postulante a vice-prefeita. Os dois estão à frente da coligação “Pra Frente, Barreiras”, composta pelo PP, MDB, Solidariedade, Podemos, Republicanos, Democracia Cristã e Agir.
Danilo tem 32 anos, é casado, pai de dois filhos e atuou como secretário do governo na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O nome dele também foi confirmado em convenção restrita aos correligionários dos partidos por causa de uma perda familiar.
Tito (PT)
PT oficializa candidatura de Tito (o segundo da esquerda para a direita) à Prefeitura de Barreiras
Alyne Miranda/TV Oeste
O ex-deputado federal Tito é o candidato do PT à prefeitura da cidade. Ele tem o ex-vice-prefeito Emerson Cardoso (Avante) como postulante a vice. Os dois estão à frente da coligação “A Mudança que Acredito”, composta pelo PT, Avante, PCdoB, PV, PSD, PSB, PRTB e pela federação formada PSOL-Rede. O grupo lançou cerca de 120 candidatos a vereador.
Carlos Tito Marques Cordeiro, o Tito, é natural de Santa Maria da Vitória. Advogado de formação e mestre em Direito, iniciou a militância política e social através da Associação de Moradores do Bairro Vila Brasil.
Ele fez carreira no legislativo municipal, sendo eleito vereador de Barreiras, e depois na esfera federal, como deputado. O político também se candidatou a prefeito outras duas vezes, mas não venceu. Agora com 47 anos, tenta um resultado positivo no pleito de 2024.
Otoniel Teixeira (União Brasil)
Convenção partidária de Otoniel Teixeira, em Barreiras
Gabriel Pires/TV Oeste
Otoniel Teixeira é o nome do União Brasil (UB) na disputa, com apoio do atual governo. O político forma chapa com o professor e ex-procurador-geral do município, Tulio Machado Viana. Eles lideram a coligação “Pra Barreiras continuar mudando”, composta pelas legendas UB, PL, PDT, PRD, PSDB e Mobiliza. Ao todo, 65 candidatos a vereador foram lançados pelo grupo.
Natural de Barreiras, da comunidade de São Vicente, o candidato Otoniel Nascimento Teixeira trabalhou em postos como office boy, cabeleireiro e até sub-gerente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele é graduado em Publicidade e Propaganda.
Na carreira política, se dedicou ao Poder Legislativo e foi vereador por três mandatos (2013-2024), chegando a assumir a Presidência da Câmara no biênio 2021-2022. Aos 47 anos, ele tenta um cargo no Executivo municipal pela primeira vez.
Propaganda eleitoral
Eleições em 2024 acontecerão em 6 de outubro
Justiça Eleitoral
Com o prazo para registro oficial de candidaturas a ser encerrado em 15 de agosto, o dia 16 marca o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês. Na Bahia, essa segunda etapa só pode acontecer em quatro municípios, onde o número de eleitores supera os 200 mil: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, pela primeira vez, Camaçari.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
💻 Vídeos das Eleições 2024 na Bahia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.