Por que devemos lavar frutas e verduras antes de comê-las? E qual é a melhor técnica a ser usada?


Neste artigo, professora sênior em Microbiologia Clínica na Universidade de Leicester afirma que a água ainda é a melhor maneira de limpar produtos frescos. Tomates sendo lavados
Adobe Stock
🍓🥦Comer frutas e verduras todos os dias é uma ótima maneira de se manter saudável, mas não se esqueça de lavá-las adequadamente antes.
Embora a maioria das pessoas esteja ciente dos perigos que a carne e o peixe crus podem representar para a saúde, muitas consideram os produtos frescos “seguros”. No entanto, a cada ano, uma em cada dez pessoas adoece por ingerir alimentos inseguros e aproximadamente 46% desses casos de doenças transmitidas por alimentos são provenientes da ingestão de legumes e frutas.
O fato é que a maioria dos produtos frescos é cultivada ao ar livre, onde qualquer pessoa ou coisa, como insetos e pássaros, pode tocá-los. Isso significa que, além de sujeira, os produtos não lavados podem conter uma variedade de substâncias potencialmente prejudiciais, inclusive bactérias, fungos, vírus e pesticidas.
Os produtos frescos também podem ser contaminados durante a embalagem, a preparação ou o armazenamento. Mesmo os produtos cultivados em estufas hidropônicas ainda podem abrigar germes e pesticidas.
Lavar frutas e legumes é de real importância para a segurança alimentar. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso?
Lavando seus produtos
Primeiro, lave suas mãos. Isso evita que os germes da sua pele contaminem os produtos que você está limpando.
A maneira mais simples e segura de lavar produtos frescos é à mão, em água fria e corrente. Esfregue as frutas e os legumes com as mãos para remover a sujeira, os pesticidas e alguns germes da superfície. Lave até que a superfície não pareça mais suja. Se for deixar os produtos de molho na água, certifique-se de usar uma tigela limpa em vez da pia, que pode estar cheia de germes.
Nunca lave os produtos com detergente ou alvejante, pois a casca de algumas frutas e vegetais é porosa e pode absorver esses produtos químicos. Isso pode não apenas alterar o sabor e a textura, mas também torná-los inseguros para o consumo.
Existem alguns métodos químicos seguros para a limpeza de frutas e vegetais (e que você já deve ter visto no TikTok). O vinagre e o bicarbonato de sódio podem ser usados para lavar produtos frescos. Eles podem reduzir as bactérias e os pesticidas nos produtos.
Para lavar com vinagre, você pode usar vinagre de malte destilado, de cidra ou de vinho. Use apenas meia xícara de vinagre por xícara de água, deixando os produtos de molho, mexendo ocasionalmente, por dois a três minutos. Em seguida, enxágue em água fria fresca por pelo menos um minuto.
Uma desvantagem do uso do vinagre, no entanto, é que o ácido acético que ele contém pode alterar o sabor e a textura, principalmente de frutas macias, se você deixar de molho por mais de dois ou três minutos.
No caso do bicarbonato de sódio, foi demonstrado que cerca de 0,84 g de bicarbonato de sódio por 100 ml de água – um pouco menos de seis colheres de sopa (tbsp) – interrompe o crescimento de germes em produtos frescos. Também foi demonstrado que a imersão por 15 minutos com bicarbonato de sódio remove quase todos os vestígios de pesticidas de produtos frescos.
Morangos
Adobe Stock
No entanto, você realmente só precisa de uma colher de chá de bicarbonato de sódio por xícara de água fria para lavar os produtos. Isso removerá micróbios e pesticidas sem alterar o sabor dos produtos. Deixe as frutas e os legumes de molho em uma tigela limpa por 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
Como o bicarbonato de sódio é alcalino, deixar de molho por mais de 15 minutos e não enxaguar bem pode romper a casca de frutas e legumes delicados, afetando sua textura e sabor.
Uma pesquisa que comparou o efeito de lavar maçãs apenas com água e deixá-las de molho em bicarbonato de sódio constatou que a água era quase tão eficaz quanto o bicarbonato de sódio na remoção de pesticidas. Também vale a pena observar que a maioria dos vestígios de pesticidas encontrados em produtos frescos está em níveis não perigosos.
Mas um estudo muito recente com maçãs constatou que os pesticidas penetram mais profundamente do que a pele. Portanto, além de lavar, os autores sugerem que descascar as maçãs antes de comer pode reduzir ainda mais os vestígios de pesticidas aos quais você pode estar exposto.
Uma desvantagem de descascar é que você perde os muitos nutrientes valiosos que a casca das frutas e dos vegetais contém. E, por outro lado, muitas frutas e legumes não podem ser descascados (como uvas ou alface).
Portanto, com base no conjunto de evidências que temos atualmente disponível, a água sozinha ainda é a melhor maneira de limpar produtos frescos. Não há nenhuma vantagem real em usar vinagre ou bicarbonato de sódio.
Vegetais X frutas
Os produtos com casca dura (como abóboras) ou pele firme (como batatas, batatas-doces e raízes) podem ser esfregados com uma escova própria para legumes até ficarem limpos. Os tomates podem ser simplesmente enxaguados em uma torneira por cerca de 30 segundos, esfregando suavemente com as mãos.
Para lavar vegetais verdes folhosos, como alface, brócolis, couve-flor, couve flor ou repolho, separe-os em folhas ou floretes e enxágue-os individualmente na torneira, esfregando-os com as mãos por até um minuto. Como a alface geralmente é consumida crua, é mais seguro descartar as folhas externas danificadas, pois é mais provável que estejam contaminadas com bactérias.
No caso das frutas, a água é novamente a melhor maneira de lavar os contaminantes. Para frutas com caroço, maçãs e pepinos, enxágue em água fria corrente por até um minuto para remover sujeira, micróbios e qualquer revestimento de cera.
O alto teor de água das cerejas, uvas, morangos e outras frutas silvestres torna-as particularmente perecíveis. Por isso, é melhor armazená-las sem lavar na geladeira, lavando-as somente quando estiver pronto para comê-las. Remova as bagas estragadas ou mofadas antes de refrigerar.
Todas as frutas e legumes que não forem consumidos imediatamente devem ser enxugados com uma toalha de papel seca ou colocados em uma centrífuga de salada para remover a umidade e reduzir o crescimento de germes. Em seguida, armazene em um recipiente com tampa na geladeira. Também é uma boa ideia limpar as pias, as superfícies e os utensílios da cozinha antes de lavar e preparar os produtos.
Observe que nenhum método de lavagem doméstica pode remover ou matar completamente todos os germes que possam estar presentes nas frutas e nos legumes. Somente o cozimento com calor acima de 60°C pode fazer isso.
*Primrose Freestone é professora sênior em Microbiologia Clínica na Universidade de Leicester
**Este texto foi publicado originalmente no site do The Conversation Brasil.
Veja dicas de limpeza e armazenamento de frutas, verduras e legumes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.